Clube Náutico de Ponte de Lima “acelera” para o título em casa

Federação Portuguesa de Canoagem | Notícias

Emblema limiano sagra-se campeão nacional de Esperanças, depois de “ultrapassar” o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses na derradeira etapa

Com 1.158 pontos conquistados, o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se vencedor do Campeonato Nacional de Esperanças ao ultrapassar, na terceira e última etapa, realizada em Ponte de Lima, o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, que se sagrou vice-campeão nacional por equipas a apenas 24 pontos do campeão. O Clube Náutico de Prado, com 654 pontos, fechou o pódio.

Na etapa de Ponte de Lima, as equipas ficaram classificadas pela mesma ordem da registada nas contas finais do Nacional de Esperanças. A pagaiar em casa, o Clube Náutico de Ponte de Lima foi o emblema mais pontuado na ronda final, com 610 pontos, enquanto o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses obteve 564 pontos e o Clube Náutico de Prado contabilizou 320 pontos.

Em termos individuais, na terceira etapa do Nacional de Esperanças, o campeão nacional de K1 Iniciado, Rui Esteves (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses), venceu. Um exemplo seguido por Santiago Cunha (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses), campeão nacional de K1 Menor. Iris Teixeira (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia) triunfou em Ponte de Lima e conquistou, também, o título nacional de K1 Menor Feminino.

Na prova de K2 Menor, a vitória foi para a dupla formada por Gabriel Vaz Fernandes e Bruno Silva Araújo (Clube Náutico de Ponte de Lima), também eles campeões nacionais. No K2 Menor Feminino, as campeãs Luana Correia e Sara Costa (Vila do Conde Kayak Clube) venceram em Ponte de Lima.

André Lopes Rodrigues/Pedro Senra Oliveira (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) venceram o Campeonato Nacional de Esperanças de K2 Iniciado, mas, em Ponte de Lima, a etapa foi ganha por Martim Conceição e Martim Beça (Clube Náutico de Crestuma). Joana Peixoto e Magda Azevedo (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) triunfaram no Minho, mas foram as companheiras de clube, Beatriz Sá e Nuna Silva, a conquistarem o título nacional de K2 Iniciado Feminino.

Inês Vasco Fernandes conduziu o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses a mais um título nacional, neste caso de K1 Iniciado Feminino, prova que a mesma atleta terminou no lugar mais alto do pódio em Ponte de Lima. Daniela Gonçalves (Clube Náutico de Prado) venceu em Ponte de Lima, bem como se sagrou campeã nacional de C1 Infantil Feminino. Duas conquistas que Beatriz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima) também alcançou na prova de C1 Cadete Feminino.

A terceira etapa do Campeonato Nacional de Esperanças, na prova de K1 Infantil, sorriu a Ricardo Dias Gonçalves (Vila do Conde Kayak Clube), mas o título nacional foi para Rodrigo Azevedo (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses). Em K2 Infantil Feminino, vitória para Clara Duarte/Francisca Coelho (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) em Ponte de Lima e título nacional para Leonor Vinagre e Ana Gonçalves Batista (Sporting Clube de Aveiro).

Em K2 Infantil, a dupla formada por Filipe Ribeiro e António Canelas (Clube Fluvial Vilacondense) esteve muito forte, conquistando o 1.º lugar da etapa e do campeonato. Em K1 Infantil Feminino, Lara Salgado (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) também comemorou uma dupla vitória, o mesmo sucedendo com a dupla Afonso Lima Ferreira/Simão Sousa (Clube Náutico de Prado) na prova de C2 Infantil e José Magalhães (Clube Náutico de Prado) em C1 Infantil.

Miguel Amaral Oliveira/Vítor Freitas de Pinho (Centro de Recreio Popular de Arnelas) triunfaram em Ponte de Lima e conquistaram o título nacional de K2 Cadete. Dois êxitos que Ana Quintão de Brito (Clube Náutico de Prado) também colecionou na prova de K1 Cadete Feminino. Joel Miranda/Rui Couto (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) venceram na última etapa e conquistaram o título nacional de C2 Cadete.

Diogo Sousa e Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses), em C1 Cadete, sagrou-se, também, vencedor em Ponte de Lima e no Campeonato Nacional, tal como João Alves Duarte (Clube de Canoagem de Amora) em K1 Cadete. Na prova de K2 Cadete Feminino, Sofia Cruz Lopes/Vitória Ferreira (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses) foram mais fortes na prova limiana e conquistaram o título nacional.

CAMPEÕES NACIONAIS 2019

Equipas: Clube Náutico de Ponte de Lima

K1 Iniciado: Rui Esteves (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K1 Iniciado Feminino: Inês Vasco Fernandes (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K2 Iniciado: André Lopes Rodrigues/Pedro Senra Oliveira (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K2 Iniciado Feminino: Beatriz Sá/Nuna Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K1 Infantil: Rodrigo Azevedo (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K1 Infantil Feminino: Lara Salgado (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K2 Infantil: Filipe Ribeiro/António Canelas (Clube Fluvial Vilacondense)
K2 Infantil Feminino: Leonor Vinagre/Ana Gonçalves Batista (Sporting Clube de Aveiro)
C1 Infantil: José Magalhães (Clube Náutico de Prado)
C1 Infantil Feminino: Daniela Gonçalves (Clube Náutico de Prado)
C2 Infantil: Afonso Lima Ferreira/Simão Sousa (Clube Náutico de Prado)
K1 Cadete: João Alves Duarte (Clube de Canoagem de Amora)
K1 Cadete Feminino: Ana Quintão de Brito (Clube Náutico de Prado)
K2 Cadete: Miguel Amaral Oliveira/Vítor Freitas de Pinho (Centro de Recreio Popular de Arnelas)
K2 Cadete Feminino: Sofia Cruz Lopes/Vitória Ferreira (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
C1 Cadete: Diogo Sousa e Silva (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
C1 Cadete Feminino: Beatriz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima)
C2 Cadete: Joel Miranda / Rui Couto (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K1 Menor: Santiago Cunha (Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses)
K1 Menor Feminino: Iris Teixeira (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia)
K2 Menor: Bruno Silva Araújo/Gabriel Vaz Fernandes (Clube Náutico de Ponte de Lima)
K2 Menor Feminino: Luana Correia/Sara Costa (Vila do Conde Kayak Clube)