Entre 24 e 26 de Setembro, Braga vai receber um encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Integração da Comunidade Cigana da EUROCITIES, do qual o Município faz parte desde 2018. Sob o lema “Como desenvolver um plano integrado de sucesso para a inclusão da comunidade cigana”, a EUROCITIES espera reunir em Braga dezenas de especialistas das cidades que têm vindo a trabalhar nesta área de intervenção social. Este encontro vai decorrer sobre a metodologia “revisão crítica”, onde se pretende estudar e apontar os benefícios e erros dos planos que estão a ser desenvolvidos.


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, manifestou o seu agrado por Braga ter sido escolhida para este encontro, pois “a nossa estratégia de participação em redes internacionais passa muito por aprender com as melhores práticas de outras cidades, mas também partilhar aquilo que vamos fazendo por cá. O caso desta intervenção social com a comunidade cigana, e que apresentamos no Fórum de Assuntos Sociais da EUROCITIES, suscitou muito interesse pelas nossas congéneres europeias, tendo então sido decidido fazer cá um evento de três dias para conhecerem a fundo o nosso projecto”.

O Edil realçou ainda que “desde que entrámos na EUROCITIES, em 2016, temos sido uma cidade muito activa nesta rede, e depois de organizarmos o Fórum de Desenvolvimento Económico ano passado, este é o segundo encontro se realiza em Braga, além da nossa participação em diversos eventos no exterior. E isso tem sido importante para acedermos a projectos internacionais, como é o caso das duas redes URBACT que entrámos recentemente: “Tourism Friendly Cities”, liderada por Génova, e “Roof” de Ghent.


A ideia de organizar um encontro do GT da Integração da Comunidade Cigana da EUROCITIES surgiu depois de ter sido apresentado o programa “(Re)escrever o nosso bairro” em 2018. Desde a reabilitação urbana, um espaço móvel para fomentar o emprego, acções de saúde e educação para mudar a narrativa sobre os ciganos, várias têm sido as intervenções desenvolvidas com a comunidade cigana em três diferentes bairros da cidade de Braga e que suscitaram interesse europeu.


A metodologia de “Revisão crítica” será conduzida por diversos especialistas que vão ficar a conhecer o projecto bracarense, nomeadamente as suas práticas, o contexto e através de conversas com os beneficiários e profissionais que trabalham na área. Com base nos elementos recolhidos, os especialistas analisarão os pontos fortes e fracos, contribuindo com uma análise critica e fornecendo conselhos de como se poderá melhorar o projecto. Para esta análise critica, serão convidadas cinco cidades europeias que já desenvolveram planos integrados para a inclusão de cidades ciganas e analisarão de forma incisiva a estratégia de Braga.