Em junho havia 298,2 mil desempregados inscritos no IEFP, aquele que é o valor mais baixo dos últimos 27 anos.

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) caiu abaixo da barreira das 300 mil pessoas, tendo-se situado em 298,2 mil indivíduos em junho, valor que é o mais baixo dos últimos 27 anos, de acordo com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

“O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego em junho de 2019 desceu para as 298,2 mil pessoas. Para encontrar um número mais baixo é preciso recuar a dezembro de 1991, altura em que se registaram 296,6 mil desempregados inscritos”, refere a tutela, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

De acordo com o IEFP, o número registado em junho significa uma redução de 10,3% face ao mesmo período do ano anterior e, ainda, uma diminuição de 2,3% em comparação com o mês anterior, ou seja, com maio.

Para esta variação, sublinhe-se, “contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para os homens, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1.º ciclo básico”, pode ler-se no relatório do IEFP.

Adianta ainda o gabinete do ministro Vieira da Silva que o mês de junho foi também o mês em que se “alcançou a mais elevada taxa de cobertura de desempregados em medidas ativas de emprego e formação profissional em mais de 20 anos, com 28,8% dos desempregados abrangidos por estas medidas”.