em aí mais um jackpot de 190 milhões na sexta feira. Conheça a história de quem já ganhou o prémio máximo e também as estatísticas que o podem ajudar a escolher os números e estrelas.
O sorteio de sexta-feira do Euromilhões tem em jogo 190 milhões de euros, valor máximo permitido para o primeiro prémio do jogo, segundo as regras em vigor. “Sempre que o jackpot ultrapasse este valor, o montante remanescente irá transitar para o 2º prémio ou para a categoria de prémios imediatamente seguinte onde se registe pelo menos um premiado”, esclarece a Santa Casa da Misericórdia em comunicado.
E se ninguém acertar? “O regulamento do jogo detalha que, caso o 1º prémio não seja atribuído, o seu montante permanecerá em 190 milhões por mais 4 sorteios (o próximo será o segundo). Caso não haja nenhum apostador premiado com o 1º prémio até ao 5º sorteio com o jackpot de 190 milhões, o montante acumulado no 1º prémio é distribuído na categoria de prémios seguinte em que se verifiquem premiados”, pode ler-se no documento.
O site da Santa Casa da Misericórdia, que gere o jogo em Portugal, permite consultar várias estatísticas que ajudam o apostador a escolher os seus números. Assim, é possível saber que o número que mais vezes foi sorteado foi o 50 (147 vezes), seguido pelo 23 e 44 (146 vezes) e por 4, 19 e 26 (todos sorteados 139 vezes).
Já as duas estrelas que mais vezes saíram são o 2 e o 3, por 257 e 254 vezes, respetivamente.
Quanto a ausências (quantidade de sorteios que decorreram desde que o número ou a estrela saiu pela última vez), os números que se destacam são o 6 (26 ausências), o 16 (25), o 34 (23), o 32 (22) e o 18 (20). Já as estrelas que estão há mais tempo sem sair são o 11 (13 ausências) e o 9 (8).
Os maiores euromilionários
Em Portugal, já houve três apostadores que ganharam o prémio máximo. Um deles, um apostador de Castelo Branco, que ainda hoje permanece no anonimato. O detentor do bilhete premiado decidiu permanecer anónimo depois de acertar os cinco números e duas estrelas no dia 24 de outubro de 2014. Sabe-se apenas que o boletim foi registado na Tabacaria Sobedis, uma pequena loja dentro do Centro Comercial Alegro, segundo o site euro-millions.com, plataforma que não tem ligação às páginas oficiais de cada uma das nove lotarias dos Estados que exploram o Euromilhões, mas que reúne as informações que estas divulgam.
Este foi o maior prémio alguma vez atribuído em Portugal, mas há mais excêntricos euromilionários conhecidos, como Amélia de Jesus de Marco de Canavezes que ganhou 40 milhões de euros ou o casal de ex-namorados (Luís e Cristina) que ainda hoje briga em tribunal pela divisão do prémio de 15 milhões.