Às 02h00 atrase uma hora.

Vem aí a hora de inverno e no próximo domingo vai ter que atrasar o relógio uma hora. Mas até quando?

Em Portugal é tudo ainda muito incerto. Há debates, as opiniões não são consensuais e a lei que previa o fim da mudança de hora acabou adiada até 2021.

Este hábito de mudar a hora remonta à primeira guerra mundial e tinha como objetivo, imagine só, poupar energia. Hoje até podia ser vista como uma medida para diminuir a pegada ecológica.

Enquanto não há fumo branco sobre o fim da mudança, no próximo domingo quando forem 02h00 atrase o relógio uma hora. Os smartphones e computadores devem fazer isto por si, mas mesmo assim espreite para ver se está tudo certo.

No futuro, que é já ali, a UE vai acabar com este ritual, dando a hipótese de cada país escolher o fuso horário que quer até a0 dia 1 de abril de 2020.

«Deve ser precedida de consultas e estudos, tendo em conta as preferências dos cidadãos, variações geográficas, diferenças regionais, acordos de trabalho padrão e outros fatores relevantes», recomenda a UE.

Mas sabia que Portugal já testou por diversas vezes acabar com a mudança de hora? Pois foi, no início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas “a coisa” voltou sempre ao mesmo.