Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) estão a levar a cabo a Campanha de Recolha de Brinquedos “Oferece! E faz uma criança feliz!”. Os brinquedos angariados serão entregues a crianças carenciadas e a crianças com necessidades especiais da região.

A Campanha prolonga-se até ao dia 5 de dezembro, sendo que este ano foi alargado o leque de parceiros e os pontos de recolha, potenciando o seu alcance.

Esta é já a 12ª edição da Campanha de Recolha de Brinquedos na UMinho, que teve início em 2008, sendo que se trata do quinto ano consecutivo no qual os brinquedos eletrónicos serão adaptados para poderem ser utilizados por crianças com necessidades especiais.

Coordenada pelos SASUM em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho, com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e do SalusLive – Centro Terapêutico, esta Campanha tem como objetivo fomentar a inclusão social e incentivar as comunidades a doarem brinquedos, em bom estado, ou mesmo para a oferta de brinquedos novos.

Pretende-se, com esta Ação, contribuir para levar um pouco da magia do Natal não só a crianças carenciadas mas também a crianças com necessidades especiais.

Os Pontos de Recolha estarão localizados no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, no Complexo Desportivo Universitário de Azurém, no Hall do Complexo Pedagógico II, no Hall da Nave de Engenharia e nos locais definidos para o efeito, nas instalações das entidades parceiras.

Os Brinquedos Eletrónicos serão adaptados para oferta a crianças com necessidades especiais

OLaboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho vai dedicar uma semana à adaptação de brinquedos eletrónicos, de forma a que estes possam ser usados por crianças com necessidades especiais. Alunos e docentes vão pôr “mãos à obra” para conseguir adaptar o número máximo de brinquedos possível sendo, posteriormente, entregues a instituições que trabalham com crianças com necessidades especiais.

Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições da região que trabalham com crianças carenciadas.

Campanha integra grupo de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Campanha de Angariação de Brinquedos irá ainda e uma vez mais integrar o grupo de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos coordenada pela Braval.

A decorrer entre os dias 16 e 24 de novembro, sob o tema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos!”, esta semana pretende, sensibilizar as comunidades e promover mudanças comportamentais no sentido de fomentar um uso mais eficiente de recursos.

Neste contexto, a campanha “Oferece! E faz uma criança feliz!” assume também um dimensão ambiental muito forte, promovendo o upcycling e valorização de brinquedos que, de outra forma, não teriam qualquer outro uso.