A PSP tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB Way. Em 2018, foram registados 99 casos e apenas até 31 de maio deste ano o número já chegava os 135 registos.

Numa publicação no Facebook, a PSP explica como são feitas as burlas e faz algumas recomendações para evitar cair na armadilha.

A forma de agir dos criminosos, detetada pelo Departamento de Investigação Criminal da PSP, consiste “no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra”.

Após o contacto, os burlões convencem as vítimas a efetuarem o pagamento via MB Way e, dando falsas indicações, “conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima”.

O esquema permite associar o cartão multibanco ao telemóvel do suspeito, “permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária”.

Estas são as recomendações da PSP para evitar ser enganado:

1. Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
2. Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
3. Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
4. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
5. Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY