Sporting de Braga vence FC Porto ao cair do pano e conquista Taça da Liga.

O Sporting de Braga venceu este sábado o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga em futebol, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham conseguido em 2013.

O médio Ricardo Horta marcou o golo decisivo a um minuto do final do período de descontos e garantiu a conquista do troféu, num jogo disputado no Estádio Municipal de Braga.

O FC Porto, que já tinha chegada à final nas épocas 2009/10, 2012/13 e 2018/19, continua sem conseguir vencer a única competição nacional que ainda não consta no palmarés ‘azul e branco’.


Sp. Braga: Matheus; Tormena, Sequeira, Paulinho, Ricardo Horta, Fransérgio, Raul Silva, Bruno Viana, Esgaio, Palhinha e Galeno

FC Porto: Diogo Costa, Iván Marcano, Luis Diaz, Moussa Marega, Alex Telles, Tecatito Corona, Chancel Mbemba, Danilo Pereira, Otávio, Sérgio Oliveira e Soares

Rúben Amorim, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa após vencer o FC Porto:

«O Sp. Braga soube entender os momentos do jogo. Os primeiros 30 minutos foram muito bons, depois o FC Porto equilibrou e até ficou por cima. Falámos ao intervalo, tivemos depois o azar do Tormena – apesar do Wallace ter entrado muito bem -, mas o sucesso esteve na forma como entendemos os momentos do jogo. Depois dos 30 minutos adaptámo-nos ao que o jogo pedia. No final tivemos a felicidade novamente.»

«Estou feliz. Pela minha família, pelas pessoas que me apoiaram, como no ano passado quando tive o castigo no Casa Pia.»

Os resultados têm-me ajudado muito nessa afirmação. O que fizemos até aqui foi bom, mas o importante é sentir que o Sp. Braga tem uma ideia, todos os jogadores sabem o que fazer e estão bem trabalhados. Os resultados ajudam, claro. Já ando no futebol há muito tempo, às vezes as pessoas esperam uma derrota para lançar determinadas coisas. Adiar a derrota impede ou adia que isso aconteça. Devemos olhar para o meu trabalho com aquilo que a minha equipa faz no campo. Temos tido estrelinha. Podia não ter ganho estes jogos, mas o trabalho está lá. Dá-me um gozo especial, sou humano e sinto as coisas.»

Sérgio Conceição na flash-interview da Sport TV depois da derrota do FC Porto diante do Sp. Braga (0-1), na final da Taça da Liga: 

– Falhou, não vi o golo, mas penso que foram alguns ressaltos na última jogada, a bola ficou no jogador do Braga na última jogada da partida. Mais uma vez infelicidade, num jogo que podia cair para qualquer um dos lados. Um jogo com grande intensidade, com o Braga a mostrar, mais uma vez, algumas características que durante a época não se vêem. No sentido positivo. Temos de dar os parabéns ao Braga.

– Nós temos de olhar para dentro. É preciso responsabilidade coletiva, a começar por mim. Não estou a falar do grupo de trabalho, estou a falar de toda a gente. É difícil. É difícil trabalhar em determinadas condições. Muito difícil. No primeiro ano sem reforços e sem dinheiro. No segundo ano falta de verdade desportiva que houve o ano passado. E este ano sem união dentro do clube. Fica difícil… Por isso,  neste momento, o meu lugar está à disposição do presidente.

Ricardo Horta, autor do golo do Sp. Braga na final da Taça da Liga, na vitória sobre o FC Porto, em declarações à Sport Tv, ainda no relvado da Pedreira, após a conquista do troféu.

«Muito feliz por este primeiro título da minha carreira. E esta gente merece a Taça. Grande trabalho de todos e estamos de parabéns. Entrámos muito bem, depois o FC Porto acabou por cima a primeira parte, mas a vitória assenta-nos muito bem.»

[troféu numa época de altos e baixos]

«Sim, temos tido altos e baixos, mas a qualidade da equipa é mesma. Temos um grande plantel e os resultados têm vindo ao de cima. E acredito que há muitas coisas boas a vir para nós.»

Matheus, guarda-redes do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, depois da conquista da Taça da Liga, com uma vitória sobre o FC Porto (1-0), na final da competição:

Graças a Deus. Quero agradecer em primeiro lugar o apoio desta torcida, desta família bracarense. Agradecer também a Deus toda a glória. Agradecer também à minha família, à minha esposa, aos meus filhos e aos meus pais. Recuperar da lesão no joelho e depois de um ano estar aqui comemorar este título, só tenho de agradecer a Deus.

Veja aqui os melhores momentos da final Allianz Cup 2020