O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, reúne-se, esta segunda-feira, com sindicatos para discutir a proposta apresentada na última reunião que prevê uma atualização de sete euros para os dois patamares mais baixos da Tabela Remuneratória Única (TRU).

No final da reunião negocial da semana passada, a primeira após a aprovação do Orçamento do Estado 2020 (OE2020) que introduziu um aumento salarial para os funcionários públicos de 0,3%, José Couto manifestou abertura do Governo para analisar contrapropostas dos sindicatos sobre aumentos da função pública e para verificar até onde ou se é possível ir mais além dos valores já propostos.

As reuniões desta segunda-feira, iniciam-se pelas 09:00, com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), da UGT, prosseguem às 10:45 com a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública da CGTP e às 14:00 com a Frente Sindical (UGT).

Na sexta-feira, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública disse continuar à espera da contraproposta de estruturas sindicais à proposta governamental de atualização de sete euros para os dois patamares mais baixos da TRU da função pública, que acresce aos 0,3% que já tinham sido decididos.

“Continuamos a aguardar a contraproposta das estruturas sindicais que manifestaram interesse em enviá-la e vamos analisá-la com todo o cuidado e com grande abertura, porque achamos que conseguir fazer um acordo seria muito importante para o futuro, para a paz social”, afirmou aos jornalistas, ao início da tarde, a ministra Alexandra Leitão.

“Continuamos a aguardar essa contraproposta que, analisaremos com – repito – muito cuidado e com grande abertura”, sublinhou.

Segundo a porposta do executivo, as remunerações de nível 4 da TRU (que corresponde ao valor mais baixo da carreira de assistente operacional) avançará dos atuais 635,07 euros para 642,07 euros. Já as do nível 5 (que correspondem à base salarial dos assistentes técnicos ou administrativos), sobem de 683,13 euros para 690,13 euros.