Banca aconselha clientes a privilegiar canais digitais e telefónicos

A Associação Portuguesa de Bancos recomenda que os clientes bancários evitem deslocar-se à agências, num esforço para evitar a propagação do Covid-19.

As recomendações já chegaram à banca. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) recomendou, esta quarta-feira, que os clientes bancários privilegiem a utilização dos canais digitais e telefónicos, evitando deslocações a balcões, de modo a conter a propagação do Covid-19. 

“Assim, nesta fase, os clientes bancários deverão privilegiar o uso dos canais digitais e telefónicos, evitando, quando tal for possível, o recurso às agências. Esta recomendação aplica-se em especial aos clientes mais vulneráveis como idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistemas imunitários enfraquecidos”, pode ler-se num comunicado da APB. 

Esta recomendação tem como objetivo “minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao Covid-19″, refere a associação que representa os bancos. A APB pede ainda que os clientes adotem “boas práticas no relacionamento com o seu banco e na utilização dos serviços bancários“, pode ler-se.

Além disso, recomenda a APB que sejam “privilegiados os pagamentos com cartão (se possível contactless) ou através de meios digitais“, evitando o contacto com dinheiro físico. 

O sistema bancário está a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), de modo a “assegurar a continuidade da atividade bancária com toda a normalidade”, pode ler-se. 

Estão ainda a ser reforçadas as medidas de prevenção, através da “higienização das instalações”, em paralelo com a “dispersão física de colaboradores afetos a determinados serviços, a limitação da participação em reuniões, eventos ou viagens ao estrangeiro, sendo privilegiada a realização de contactos ou reuniões através de meios remotos, como a videoconferência”.