Bloco deve aprovar hoje Marisa Matias como cabeça de lista às europeias

A Mesa Nacional do BE, a primeira desde a XI Convenção, reúne-se hoje em Lisboa e deverá aprovar Marisa Matias como cabeça de lista às eleições europeias do próximo ano, conforme proposta da líder do partido, Catarina Martins.

Fonte oficial do partido adiantou à agência Lusa que nesta reunião da Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre convenções, será eleita a “nova Comissão Política do Bloco de Esquerda”, sendo ainda feita uma análise da situação política.

Na sessão de abertura da XI Convenção Nacional, em 10 de novembro, Catarina Martins anunciou que ia propor a atual eurodeputada do partido, Marisa Matias, como cabeça de listas às eleições europeias do próximo ano.

“A proposta que farei à próxima Mesa Nacional, se assim for o sentido da decisão desta Convenção, é esta: que seja a Marisa Matias a nossa primeira voz nas eleições europeias de maio de 2019”, disse, então, a líder do BE.

O Orçamento do Estado para 2019, que será votado na especialidade e em votação final global na próxima semana, não ficará de fora dos temas da reunião da Mesa Nacional do BE de hoje.

“O Bloco de Esquerda, tendo votado o Orçamento do Estado na generalidade, apresentou um conjunto de propostas que permitem melhorar o diploma que está em discussão na Assembleia da República”, revelou a mesma fonte.

O partido “assume o compromisso com a defesa do Estado Social e com o reconhecimento dos direitos de quem garante o funcionamento dos serviços públicos”, apontando ao “aprofundamento da política de recuperação de salários e pensões, com as medidas que garantem mais justiça fiscal”.

A lista da moção A para a Mesa Nacional do BE, encabeçada por Catarina Martins, teve na XI Convenção Nacional 457 votos, conseguindo 70 dos 80 mandatos, enquanto a moção C elegeu os restantes 10.

Dos 584 votos em listas da Mesa Nacional, 457 foram na moção A e 62 na C, tendo havido 57 brancos e oito nulos.

Assim, Catarina Martins foi reconduzida como coordenadora nacional do BE, uma vez que lidera a lista mais votada à Mesa Nacional, o órgão máximo entre convenções.