O Presidente da Câmara Municipal pretende que nada falhe na assistência à população no combate à propagação do novo Coronavírus. Será criado um Gabinete de Crise Económica.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, decidiu reforçar orçamento da Proteção Civil com 1 milhão de euros, verba que se destina a assegurar toda a assistência aos Vimaranenses, perante o quadro de pandemia da Covid-19, depois de acionado já o Plano de Ação Extraordinário do Município de Guimarães, e várias medidas no âmbito da Proteção Civil.

“A vida é o bem mais precioso que temos e foi por esse motivo que as minhas primeiras medidas foram no sentido de proteger a saúde dos cidadãos e dos agentes públicos, situação que será sempre uma prioridade do nosso Município. É nesse sentido que o orçamento da Proteção Civil é reforçado em um milhão de euros para que nade falta na assistência à população e às instituições que estão empenhadas nesta luta”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Domingos Bragança destaca a “especial atenção às necessidades dos mais frágeis e desprotegidos que, nesta conjuntura, ficam ainda mais vulneráveis, bem como à necessidade de, responsável e cuidadosamente, continuar a prestar os serviços essenciais à comunidade em áreas como a salubridade e limpeza dos espaços públicos, o apoio social de caráter urgente, os cuidados de saúde e de segurança da população, e a estreita colaboração com o Hospital Senhora da Oliveira e Unidades de Saúde”. 

Atento ao evoluir da situação, Domingos Bragança realçou ainda a necessidade da criação de um Gabinete de Crise Económica em Guimarães, que pretende alargar aos restantes municípios do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga e Famalicão) e CIM do Ave, no sentido de acautelar as consequências que se vão refletir também a nível económico, podendo colocar as empresas numa situação bastante difícil.

O Presidente do Município de Guimarães deixa ainda uma palavra de apreço a “todos os funcionários da estrutura municipal que estão comprometidos com a missão que temos em mãos” e assume “trabalhar até ao limite das minhas forças para dar a melhor resposta às preocupações e necessidades dos Vimaranenses”.