Pela primeira vez desde o início da pandemia, a autarquia de Braga não recebeu, no sábado, a atualização de dados diária da delegação de saúde, disse o presidente da Câmara Municipal. O caso deu-se após a ministra da Saúde ter garantido não ter sido proibida a partilha de dados com as autarquias.

“O que só pode significar uma de três coisas: ou existiu um lapso do Delegado de Saúde, João Manuel Cruz, (que tem tido um comportamento exemplar até agora) ou a Ministra da Saúde mente descaradamente”, afirma Ricardo Rio, numa publicação na sua página oficial no Facebook.

E coloca ainda outra hipótese: “haver alguém nas estruturas desconcentradas do Ministério que está preocupado com coisas verdadeiramente importantes, tal como a informação que é enviada aos autarcas” .

“Pode ser que o dia de hoje seja esclarecedor”, conclui.

Ricardo Rio escusou-se a acrescentar outros comentários, mas garantiu que irá tomar uma posição pública, na comunicação social, caso a situação se mantenha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 109 mil mortos e infetou quase 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, quase 360 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 504 mortos, mais 34 do que no sábado (+7,2%), e 16.585 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 598 em relação a sexta-feira (+3,7%).