Se está em casa e suspendeu a vida normal como a maioria das pessoas, com certeza que já teve esta dúvida. Afinal, é tentador usar pijamas e fatos de treino todos os dias…

Quem nunca chegou a casa e experienciou a sensação de alívio imediato ao desapertar o soutien? Ou até provavelmente já não usa este género de roupa interior há algum tempo. Quer use ou não soutien habitualmente, ninguém previa era que uma pandemia mundial levasse a que estivéssemos durante semanas em isolamento social (ou, em alguns casos, quarentena) levando esses pequenos rituais diários a ficar em suspenso. Confesse, quantas vezes usou soutien nos últimos dias? Se a resposta é “nenhuma”, talvez se deva perguntar se este hábito é benéfico para os seios – perderão firmeza, alterar-se-ão? Certos especialistas dizem que não usar soutien pode danificar os chamados ligamentos de Cooper, que compõem e sustentam o peito.

Em entrevista ao site da Glamour britânica, Dirk Kremer, especialista em cirurgia plástica, explica que “usar um soutien pode ajudar a travar a flacidez prematura, pois significa que o tecido conjunto dentro do peito não é tão esticado ao longo do dia.” Além disso, parece que deixar de usar soutien também pode ter um impacto a longo prazo na nossa postura. “Os seios são pesados e, durante um longo período de tempo, não vestir soutien vai afetar a sua postura e pode levar a palpitações em algumas pessoas”, acrescenta este especialista. A verdade é que, com o avanço da idade, perder firmeza e elasticidade é uma realidade comum a todas as mulheres. É inevitável, à exceção de quem recorre a cirurgia estética.