Famalicão vai passar a dispor de um sistema de informação que indicará, em tempo real, o número de lugares disponíveis nos principais parques de estacionamento públicos da cidade, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que aquele sistema, adquirido no âmbito de um concurso lançado pelo Quadrilátero Urbano (associação que agrega os concelhos de Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos), contempla a instalação de um conjunto de painéis informativos nas principais entradas da cidade, com o objetivo de informar os condutores e encaminhá-los para o parque mais adequado, evitando assim a acumulação de veículos no centro da cidade.

No total, serão instalados nove painéis com informações relativas a seis parques com mais de 2000 lugares de estacionamento gratuitos.

Os trabalhos preparatórios para a implementação do projeto em Famalicão já arrancaram.

Ainda no que diz respeito à implementação de sistemas de informação ao público nos municípios do Quadrilátero Urbano, o município de Famalicão terá também painéis informativos nos principais terminais e paragens de transporte público coletivo, com vista à disponibilização de informação aos passageiros em tempo real relativa aos serviços de transporte público rodoviário.

Ao todo, serão instalados em Famalicão 20 painéis, um dos quais no Centro Coordenador de Transportes e os restantes espalhados nas paragens de autocarro da cidade.

Este mesmo projeto, direcionado para o transporte público coletivo de passageiros, será também implementado nos concelhos de Barcelos e Guimarães.