O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro revela esta quarta-feira ao PÚBLICO que haverá regras distintas para praias pequenas e grandes.

O Governo estuda a hipótese de fechar as praias pequenas este Verão para impedir a aglomeração de pessoas.

“Em princípio, haverá regras distintas para praias pequenas e grandes, porque obviamente é muito diferente uma praia com um longo areal – onde as pessoas se podem espalhar e onde não há aglomerações – de uma praia pequena, onde é muito mais difícil dificultar essa aglomeração. Eventualmente poderá haver algumas praias onde, não sendo possível fazer este controlo, poderá ter de haver algum fecho”, disse o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, em entrevista ao PÚBLICO e à Renascença, esta quarta-feira.

O governante diz, porém, que “isso não está neste momento ainda determinado. Há várias hipóteses em cima da mesa e essa é uma delas”.

A hipótese já tinha sido avançada pelo PÚBLICO a 22 de Abril. A época balnear está a ser programada para arrancar este ano a 1 de Junho, mas não é líquido que todas as praias estejam abertas nessa data. Como o PÚBLICO avançou então, algumas podem começar condicionadas, outras permanecerem encerradas por mais algum tempo e algumas nem abrirem este ano.

Em entrevista ao PÚBLICO e à Renascença, Tiago Antunes admite que este é um tema “difícil” dentro do desconfinamento em curso. E explica porquê: “As praias não têm uma porta pela qual se possa decidir quem entra ou não entra. Estamos a trabalhar num conjunto de regras em conjugação com as autarquias e as capitanias, que permitam, desejavelmente a todos, neste Verão fruir das praias de forma necessariamente diferente do que é habitual”. Uma coisa é certa: “Seguramente teremos mais distanciamento social”.

Está a ser preparado um manual de conduta para os utilizadores e concessionários das praias. O documento vai definir regras sobre a forma como as orientações da DGS vão ser aplicadas no espaço balnear. 

O acesso às zonas balneares será limitado, tendo em consideração a capacidade de carga de cada praia (área de concessão e tamanho do areal ou solário) e a distância entre zonas de sombreamento (pelo menos dois metros quadrados). Será obrigatório o uso de máscaras nos bares e restaurantes de apoio.