O primeiro-ministro garantiu que o “regresso à escola” vai ser realizado “com segurança”

António Costa anunciou, esta sexta-feira, que foram distribuídos quatro milhões de máscaras de proteção individual a todas as escolas que vão reabrir na próxima segunda-feira. 

“Já foram distribuídos quatro milhões de máscaras através das Forças Armadas a todos os estabelecimentos de ensino que vão reabrir portas”, detalhou o primeiro-ministro durante uma visita, esta manhã, à Escola Dom Pedro V, em Lisboa. 

Ao lado do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, António Costa sublinhou que “o regresso à escola vai ser feito com segurança” e que em qualquer espaço deverá ser “sempre usada máscara”.  

“Não se estuda para fazer exames, estuda-se para aprender”

Agradecendo “a toda a comunidade educativa” pelo “esforço extraordinário” que foi levado a cabo num curto espaço de tempo para adaptar as escolas às novas normas de segurança, o chefe do Governo quis deixar claro que as aulas presenciais irão complementar o ensino à distância.

“Não se estuda para fazer exames, estuda-se para aprender. Portanto, para além da atividade letiva presencial nas disciplinas nas quais há exames, a aprendizagem continua também à distância em casa”, vincou, acrescentando que “é muito importante compreender que o ensino presencial nas escolas não substitui aquilo que vai continuar a desenvolver-se á distância”.

“Este regresso é uma excelente oportunidade de treino”

Destacando que neste regresso professores, alunos e funcionários encontrarão “uma escola diferente”, António Costa considerou ainda que as próximas semanas “vão ser muito importantes para todos”, não só devido à conclusão deste ano letivo mas, “sobretudo”, porque este regresso às aulas presenciais permite treinar já para a realidade com que toda a comunidade escolar deverá confrontar-se novamente no próximo ano letivo. 

“Vamos ter todo um próximo ano letivo no qual vamos ter de, seguramente, conviver com este vírus, enquanto continuemos a não dispor de uma vacina. Este regresso é para todos testarem metodologias, aprenderem o que é que é necessário fazer na prática, o que se deve manter ou aperfeiçoar no próximo ano”, apontou. 

“Este regresso serve para aprendermos a viver com a Covid-19 (…) e é uma excelente oportunidade de treino”, acrescentou ainda. 

Recorde-se que os alunos do 11.º e 12.º anos voltam às escolas, na próxima segunda-feira, com aulas entre as 10h00 e as 17h00, das disciplinas nas quais terão de realizar exames no seu ano.