Braga expande ciclovia à Variante do Fojo

A Variante do Fojo, em Braga, vai ter uma ciclovia que permitirá “ir de bicicleta até ao centro da cidade”, adianta o vereador do Planeamento, Ordenamento e Mobilidade, Miguel Bandeira, em declarações ao Correio do Minho.

Servindo os ciclistas com “mais alguns quilómetros” de ciclovia, o objetivo passa por ‘abrandar’ o trânsito na via e diminuir o índice de sinistralidade naquela zona.

Miguel Bandeira considera que o projeto para a Variante do Fojo, que liga a rotunda dos Peões, junto ao Hotel Meliã, à estrada nacional para a Póvoa de Lanhoso, pretende readaptar a via “para todos”: automóveis, ciclistas e peões.

“Esta alteração à Variante do Fojo vai ser inclusivamente beneficiada com a requalificação da Variante da Encosta que vai arrancar agora, ligando as zonas de ciclovia, que vão ambas interceptar e ligar por sua vez com o campus da Universidade do Minho”, refere o vereador àquele jornal.

“Quando a ciclovia estiver implementada na Variante do Fojo, será possível ir de bicicleta até ao centro da cidade. O objectivo é introduzir as bicicletas na variante e, simultaneamente, valorizar também as componentes de segurança e de circulação nessa via, quer para as bicicletas, quer para os peões”, acrescenta Miguel Bandeira.

A medida, segundo o vereador, enquadra-se na política do município de fomentar a mobilidade sustentável.