Praça do Comércio deverá estar pronta em meados do mês de novembro

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, deslocou-se, esta manhã, até à Praça do Comércio, em Ferreiros, para acompanhar o desenvolvimento da empreitada para reabilitação daquele espaço. Durante a visita, o autarca fez-se acompanhar pelo presidente da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, e pelos técnicos responsáveis pela obra. A intervenção deverá estar concluída em meados do mês de novembro.

Recorde-se que, a Praça do Comércio, um espaço central do concelho, apresentava inúmeras barreiras arquitetónicas, nomeadamente degraus, muros e desníveis desprotegidos, para além de um piso altamente escorregadio e um estacionamento desorganizado. O parque de estacionamento subterrâneo ostentava inúmeras deficiências, nomeadamente a iluminação e pontos de infiltração de águas pluviais.

O novo projeto consiste fundamentalmente na melhoria, ordenamento e simplificação da mobilidade no centro urbano, quer ao nível da circulação viária quer ao nível da circulação pedonal. A praça oferecerá maior superfície verde e mais espaço para os peões, isento de barreiras arquitetónicas. Para além da praça propriamente dita, a intervenção prevê, ainda, os arranques dos arruamentos que com ela confluem, a rua da Corredora e a abertura de novo arruamento que entronca com praça a sul, e ligará com a Avenida de Sto. António.

A empreitada será financiada através da Operação Operação NORTE-04-2316-FEDER-000169, designada “Reabilitação da Praça do Comércio”, com um custo total de 2 567 073.53€ e terá uma taxa de comparticipação de 85% aplicada ao investimento elegível de 2 314 673,61€.