O SC Braga reforça o quarto posto, com 53 pontos, menos um que o Sporting, que só joga na segunda-feira. O Aves mantém-se no fundo da tabela com 14 pontos.

O SC Braga voltou aos triunfos, ao golear o Desportivo das Aves por 4-0, em jogo da 30.ª jornada da Primeira Liga.  Rui Fonte, Ricardo Horta, Abel Ruiz e Paulinho fizeram os tentos dos ‘guerreiros’. Boa estreia de Artur Jorge como técnico dos minhotos, que assim começa a ganhar, após ser nomeado treinador principal a meio da semana.

Após um nulo ao intervalo, os golos dos avançados Rui Fonte (49 minutos), Ricardo Horta (54), Abel Ruiz (83) e Paulinho (90+3) proporcionaram uma estreia positiva a Artur Jorge, que ocupa até ao fim da época o lugar de Custódio Castro, cuja saída foi anunciada na quarta-feira pelo clube minhoto.

O Braga, que tinha vencido apenas um dos cinco jogos disputados desde a retoma do campeonato, consolidou o quarto lugar, com 53 pontos, e ficou a dois do Sporting, terceiro colocado, com menos um jogo, enquanto o Aves, já despromovido ao segundo escalão, mantém-se na 18.ª e última posição, com 14.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o jogo de estreia no comando técnico dos bracarenses com um triunfo por 4-0:

Artur Jorge mostrou-se contente com a vitória diante do Aves (4-0). A partida marcou a estreia do técnico na equipa principal do SC Braga.

«Era importante ganharmos o jogo. Fomos muito competentes, demos uma grande demonstração de respeito por nos próprios e pelo adversário. A segunda parte foi melhor do que a primeira. Sentimos alguma ansiedade. No intervalo tentei ajudar os jogadores e com o primeiro golo as coisas tornaram-se mais simples. A intenção era não sofrer golo para não mexer com o lado emocional na adversidade. A equipa ganhou, não sofreu golos e teve um desempenho muito bom», começou por explicar.

O treinador do SC Braga destacou também a presença de vários jovens na partida.

«Realçava termos estreado dois jovens da formação, mas utilizámos cinco jogadores aqui formados e oito estavam na lista de convocados. As oportunidades surgem e quem estiver preparado e quem merecer cá estaremos para as dar. É um trabalho de continuidade, são dois jogadores em quem acreditamos. O Fabiano teve uma prestação muito boa e o Sanca tem muito potencial. Serão, com certeza, dois jogadores a ter em conta dentro do plantel», concluiu.

Declarações de Nuno Manta Santos, treinador do Desp. Aves, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (4-0) frente ao Sp. Braga:

Nuno Manta Santos lamentou a intranquilidade evidenciada pela sua equipa, assumindo que não é fácil motivar os seus jogadores tendo em conta a despromoção já como inevitável. Ainda assim, destacou a boa primeira parte.

«Entrámos bem, com personalidade vincada, e assustámos o SC Braga. Podíamos ter marcado, não fosse a intranquilidade que temos vivido. Na segunda parte, por mais que alerte para a concentração, num canto sofremos um golo e aos 10 minutos sofremos o segundo. A equipa sentiu muito, foi abaixo. Do outro lado estava um adversário muito forte, que ainda fez mais golos. Acho que a nossa pecha está mesmo na eficácia. É uma luta conseguir motivá-los e também para eles se automotivarem», referiu o treinador do Aves.

Ainda assim, Nuno Manta Santos garantiu «compromisso, caráter e respeito até ao fim no trabalho diário, assim como nos jogos».

Veja aqui os melhores momentos da partida: