Greve do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante afetará operações, com paralisações totais e parciais previstas

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para a possibilidade de perturbações significativas nos seus serviços entre 24 de outubro e 3 de novembro de 2024, devido a uma greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). A data com maior impacto será 31 de outubro, quando se prevê uma paralisação total de 24 horas.

Num comunicado publicado no seu site, a operadora ferroviária informou que as greves ocorrerão em várias fases, com greves parciais nos dias 28, 29 e 30 de outubro, afetando particularmente os serviços Regional/InterRegional, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto. No dia 31 de outubro, no entanto, a paralisação será total, abrangendo todos os serviços, incluindo os Alfa Pendular, Intercidades, Regional/InterRegional, Urbanos e Internacional Celta. A CP também alerta para “algumas perturbações” no dia seguinte, 1 de novembro.

A empresa adiantou que, nos restantes dias da greve, poderão ocorrer perturbações pontuais, especialmente nos serviços Urbanos de Lisboa e nos Intercidades entre o Algarve e Lisboa. A CP assegurou que, caso venham a ser definidos serviços mínimos, a informação será atualizada.

Contactado pela Lusa, o sindicato confirmou a paralisação e detalhou que as greves serão parciais, ocorrendo durante duas horas no início de cada turno, exceto no dia 31, quando a paralisação será total. O SFRCI justifica a greve com o alegado “incumprimento do acordo” assinado em julho de 2023 com a CP, que inclui questões relacionadas com a remuneração e a transferência de um “prémio de subsídio de transporte e disponibilidade” para o salário base, o que traria benefícios aos trabalhadores.

O sindicato critica a CP, afirmando que a empresa “tem o dinheiro”, mas não implementa o acordo que deveria estar em vigor desde 1 de dezembro de 2023. “É a primeira vez que nos acontece acordos assinados com as administrações não serem cumpridos”, lamentou um representante do sindicato, enfatizando a necessidade de evitar um conflito laboral que estava supostamente resolvido.

A CP também lembrou os clientes que, caso já tenham bilhetes adquiridos para os serviços afetados, poderão solicitar o reembolso total ou a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe. Este processo pode ser realizado através do site da transportadora ou nas bilheteiras, com a possibilidade de solicitar reembolso mesmo após o término da greve, desde que respeitados os prazos estipulados.

Esta situação surge após um ano em que a CP já enfrentou várias greves convocadas pelos sindicatos, que resultaram em acordos para a normalização dos serviços.