Praxes regressam presencialmente: Junta Gualtar desmente

A Junta de Freguesia de Gualtar vem publicamente manifestar repúdio pelo conteúdo da notícia divulgada hoje “ Praxe na Universidade do Minho volta presencialmente em Julho”, nomeadamente em relação às afirmações do estudante Pedro Domingues, responsável pelas praxes na Universidade do Minho, onde o referido estudante afirmou aos jornalistas:
“… que informar as autoridades de Braga “foi mais fácil”, especialmente com a Junta de Freguesia de Gualtar, onde se situa o maior pólo na cidade de Braga, e o Cabido mantém o diálogo com as autoridades de Guimarães para que “tudo corra bem””.

Tais afirmações são absolutamente falsas!

Nunca a Junta de Freguesia foi contactada sobre qualquer Praxe nem manifestou qualquer apoio à realização das mesmas.
Nunca a Junta de Freguesia (que tem os seus espaços públicos encerrados) poderia ou poderá permitir tal situação.

São afirmações injuriosas para com a Junta de Gualtar e para com os Gualtarenses.
A Junta de Freguesia reafirma, publicamente, que dada a actual situação de pandemia, é contra qualquer tipo de ajuntamento e irá continuar a denunciar tais situações alertando sempre as autoridades.
Consideramos absolutamente imoral a realização de tais Praxes e ajuntamentos, nesta fase pandémica, estando algumas delas a ser realizadas por estudantes de Cursos da área da Saúde (Enfermagem) como aconteceu no último fim-de-semana num terreno privado que obrigou à intervenção da GNR no local a pedido do Presidente da Junta.

A Junta de Freguesia solicita, por isso, às diversas autoridades que intervenham, por todos os meios ao seu dispor, de modo a inviabilizar a concretização destes ajuntamentos de estudantes impedindo mesmo a sua realização em qualquer circunstância.

Consideramos, que caso aconteçam tais “praxes”, elas serão uma afronta aos muitos sacrifícios que todos os cidadãos têm feito ao longo dos últimos meses.

Gualtar, 7 de julho de 2020
O Executivo da Junta de Freguesia