Município dispõe de nova equipa de Sapadores Florestais

O Município de Braga apresentou esta quinta-feira, 30 de Julho, uma nova equipa de Sapadores Florestais terá como principal missão proteger o perímetro florestal do Mosteiro de Tibães. O Concelho de Braga passa, assim, a dispor de duas equipas de sapadores florestais que têm um papel determinante na silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção e rescaldo de incêndios.

A nova equipa, constituída por cinco elementos e uma viatura cedida pelo ICNF, entrará em plenas funções a 5 de Agosto. Estas equipas resultam de uma parceria estabelecida com a Associação Florestal do Cávado e representam um investimento municipal de 100 mil euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a nova equipa de sapadores florestais constitui uma mais-valia para a protecção do Concelho. “Há três anos, com a chegada da primeira equipa, começámos a dar um contributo importante em termos de prevenção de incêndios no perímetro florestal do Bom Jesus e também nas zonas industriais, com grandes benefícios para todos”, referiu Ricardo Rio, na cerimónia realizada no Clube de Caçadores de Braga e que contou também com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa.

O Autarca Bracarense lembrou que a prevenção dos incêndios é responsabilidade de todos e reforçou o apelo à população para que sinalize situações de incumprimento da limpeza de terrenos.