Fogo deflagrou no dia 4 de agosto, no concelho de Terras de Bouro, na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma mulher, de 57 anos, em Braga, suspeita de ser a responsável pelo incêndio florestal, ocorrido no dia 4 de agosto, numa freguesia do concelho de Terras de Bouro, na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Numa nota enviada, a PJ explica que o local onde o incêndio teve início é uma zona de difícil acesso e que “existiam condições de enorme risco de propagação à vasta mancha florestal envolvente, designadamente derivado a carga combustível do PNPG e pela orografia própria da região, o que se traduz num elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os bens e para o ambiente, em particular para a área protegida em apreço”.

fogo em questão “consumiu cerca de dois hectares de vegetação herbácea, mato e arvoredo, não tendo atingido maiores proporções devido à rápida intervenção dos bombeiros”, tal como salientam os inspetores.

A arguida é, segundo a PJ, doméstica e reside na freguesia onde ateou o incêndio, tendo “recorrido a um artefacto retardante da ignição”.

Para a sua detenção foram recolhidos substanciais elementos de prova.

A detida será, entretanto, presente à autoridade judiciária competente, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.