Trinta pessoas envolvidas em pancadaria no centro histórico de Braga

A Rixa envolveu jovens de claques de futebol.

Uma rixa de contornos violentos, envolvendo cerca de 30 pessoas, com pontapés, murros, garrafas e pedras a voar, assustou, na madrugada deste domingo, as dezenas de pessoas que se encontravam a gozar a fresca da noite na Praça do Município, em Braga, junto ao edifício da Câmara.

De acordo com o depoimento de cidadãos presentes no local, a ‘porrada’ começou após uma discussão entre dois jovens e sem motivo aparente, tendo-se alastrado aos amigos dos dois contendores e de forma generalizada. “Valia tudo, murros, cabeçadas, urros, pontapés e, em dois casos, o atirar das garrafas de cerveja que traziam na mão, com as quais atacavam os rivais”, referiu um dos cidadãos que viram a ‘cena’.

Entre os contendores – disse ainda a mesma fonte – estão vários membros de uma claque – não-oficial – do SC Braga, os quais – garante – são conhecidos pelo constante recurso à violência. “Havia ali alguns tipos que já me bateram três vezes, sem mais nem menos”, contou um dos jovens que presenciaram os factos.

O confronto envolveu correrias, berros, insultos, isto além de todo o tipo de pancadaria.

A parte ‘dura’ dos confrontos durou mais de dez minutos, após os quais um dos grupos em disputa saiu a correr em direção à zona do Arco da Porta Nova com o outro no seu encalço, presumindo-se que a violência tenha continuado noutro local.

Pouco depois, a PSP, na carrinha azul de intervenção chegou ao local, mas a ‘guerra’ de clãs já tinha acabado.

Na Praça, além de um numeroso grupo de jovens – que para ali se deslocam após o fecho dos bares da Sé – estavam várias dezenas de pessoas, entre as quais várias famílias, com filhos menores, que tiveram de se afastar para não serem importunadas.