O Presépio Vivo de Priscos é reconhecido como o maior presépio ao vivo da Europa. Esta tradição, realizada na freguesia de Priscos, localizada no concelho de Braga, Portugal, atrai visitantes de várias regiões para testemunhar a representação viva do nascimento de Jesus Cristo.

Nadege Ilick, vítima de tráfico humano radicada em Braga, foi a grande protagonista da inauguração do Presépio de Priscos, esta manhã, juntando-se a nomes de outros anos como Marcelo Rebelo de Sousa ou Jerónimo de Sousa. Esta jovem camaronesa “conseguiu fugir para não ser vendida para um casamento forçado, passou pela Argélia, onde foi enganada com promessas de trabalho e acabou numa casa de alterne”, explicou o padre João Torres, grande promotor do presépio vivo.

Com este tema, na XVII edição do Presépio ao vivo de Priscos, a organização pretende “ajudar figurantes e visitantes a refletir sobre o Tráfico de Seres Humanos, um crime contra a liberdade pessoal e uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos”, destacou o sacerdote. João Torres detalha que é “um fenômeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança”.

“Envolve o recrutamento e a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objetivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração. O recrutamento e a movimentação das vítimas são realizados com recurso à violência, engano ou abuso de situações de vulnerabilidade. Atualmente, tem um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de drogas”, sublinha o pároco de Priscos.

Citando um relatório da Global Organized Crime Index, o sacerdote diz que “Portugal é sobretudo um país de destino do tráfico de seres humanos, sendo a exploração laboral a forma mais prevalente deste crime”, mas destaca-se ainda como “ponte” na rota da América Latina para a Europa, com este tipo de criminalidade a revelar-se subnotificada.

É ainda realçado “o fenômeno do contrabando de migrantes do sul da Ásia (Índia, Nepal ou Bangladesh), da Europa de Leste (Roménia, Moldávia, Bulgária) e da América do Sul”.



Maior presépio vivo da Europa está em Priscos – Braga

O Presépio ao Vivo de Priscos existe desde 2006, ocupando um espaço de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes. O evento busca colocar Jesus no centro da época natalícia como um instrumento de promoção humana e social.

A grande novidade deste ano é um acampamento militar, visto como um alerta para compreender que a guerra não pode ser solução para coisa alguma.

As construções são feitas com paixão e entusiasmo pelos paroquianos da aldeia de Priscos, que oferecem seu tempo, habilidades e competências. João Torres destaca que sem o povo de Priscos, não haveria o Presépio ao Vivo. Ele acrescenta que “eles, no meio dos muitos afazeres, conseguem colocar seu talento, sua energia e conhecimento a serviço deste sonho, que é contar a verdadeira história do Natal”.

O padre João Torres também menciona que a construção do presépio conta com a ajuda preciosa dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga. Ele informa que, neste momento, já existem reservas de grupos de todas as regiões de Portugal e também do exterior, incluindo 40 grupos da Espanha.

O maior desafio da organização é proporcionar aos visitantes algumas horas de pura emoção nos cantos e recantos do presépio, permitindo que vivam um ambiente verdadeiramente de sonho e proporcionando aos seus filhos uma fantástica e indelével recordação do Natal.

O Presépio Vivo de Priscos não é apenas uma representação estática; é uma experiência imersiva que leva os visitantes numa jornada através do cenário bíblico. A vila transforma-se num verdadeiro cenário de Natal, com ruas adornadas, mercados tradicionais, e todos os elementos que remetem para o ambiente da época.

Este evento tem atraído cada vez mais atenção ao longo dos anos, não só pela sua dimensão, mas também pela autenticidade e dedicação da comunidade em preservar e partilhar as tradições natalícias. O Presépio Vivo de Priscos é uma celebração única que captura o espírito do Natal de uma maneira especial.

Horários

DEZEMBRO de 2023

10 DEZ – 11h00 às 18h00

17 DEZ – 15h00 às 18h00

23 DEZ – 15h00 às 17h30

25 DEZ – 16h00 às 18h30

30 DEZ – 15h00 às 17h30

JANEIRO de 2024

01JAN – 16h00 às 18h30

06 JAN – 20h00 às 22h30 

07 JAN – 15h00 às 18h00

13 JAN – 20h00 às 22h30 

14 JAN – 15h00 às 18h00

Preçário

Todas as entradas serão solidárias.

– Crianças até 16 anos – GRATUITO

– Adultos – 5 euros

Qualquer tipo de pagamento será realizado no dia e na hora da visita.