Uma das provas da relevância da mobilidade elétrica está refletida nos números das vendas de automóveis elétricos: “2,3 milhões de vendas até ao final deste ano” deste tipo de veículo, segundo Ryan Fisher da BloombergNEF.
A mobilidade elétrica esteve em destaque na tarde desta quarta-feira, na “Portugal Smart Cities Summit 2020”, cimeira que conta com o Jornal Económico como media partner, com os oradores a defenderem a sua crescente importância.
“Dez anos passados a mobilidade elétrica é uma realidade, os autocarros elétricos há em toda a parte”, garantiu Paulo Marques, diretor técnico da Caetano Bus recordando que a empresa “começou em 2010, portanto há dez anos, a apresentar os seus conceitos de mobilidade elétrica onde apresentamos o nosso primeiro modelo de autocarro elétrico”.
Na sua intervenção no debate “autocarros, frotas das empresas e o quilometro final para promover as cidades verdes”, Paulo Marques, que acredita que ainda “há muito para fazer” no que toca à mobilidade elétrica, contou que “em 2010 fomos os únicos construtores a apresentar um autocarro elétrico e nessa altura ninguém queria ouvir falar em autocarros elétricos”.
No mesmo debate, Massimo Senatore, diretor-geral da BMW Portugal, salientou a “queda forte, com a pandemia, da venda de automóveis enquanto os carros eletrificados continuaram a subir”.