O futuro Lar de Idosos da freguesia de Lamas, em Braga, vai abrir portas no primeiro semestre do próximo ano, segundo previsão do seu promotor. O estabelecimento irá criar 18 postos de trabalho.

A cerimónia do lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos decorreu em novembro de 2019. O futuro lar de Lamas terá capacidade para 39 utentes, distribuídas por 6 quartos individuais, 15 duplos e 1 triplo, todos servidos de casa de banho.

A concretização da obra foi possível devido a uma investidora particular que se disponibilizou para oferecer o financiamento da construção do Lar de Idosos, tornando realidade o sonho há muito ansiado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Lamas.

“Acreditamos que, com este equipamento na nossa freguesia, podemos acionar protocolos que visam beneficiar a população, seja pela competente do internamento, ação social, centro de dia, entre outros. Este projeto tornou-se realidade por mérito de uma investidora, pois não tínhamos fundos que chegassem para construir o Lar de Idosos, que irá beneficiar a população de Veiga de Penso”, realçou João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas.

O lar, que contará com dois pisos, irá estar equipado com sala de estar, gabinete de enfermagem, refeitório, cozinha, que servirá não só o lar, como também o Jardim de Infância e outras entidades que queiram estabelecer protocolos com o estabelecimento.

Além desta construção, João Alves relembra o trabalho executado na freguesia ao longo dos três anos de mandato, como a criação do Loteamento do Paço e a hasta pública dos lotes, a requalificação da Piscina Municipal de Lamas, o novo Parque de Estacionamento do Cemitério, a requalificação dos Fontanários Públicos, a drenagem de águas pluviais nas Ruas do Fontanário, Quintela e Calçada de Quintela, o projeto da requalificação do Bar do Parque Desportivo, que se encontra ainda em curso, e o Parque de Lazer da Bouça do Paço, que se encontra em fase de estudo.

João Pereira, diretor técnico do futuro Lar de Lamas parabenizou a investidora, frisando que o trabalho que irá ser realizado em prol do idoso, será um trabalho de bem servir e cuidar da comunidade. “Amor é servir e é isso que a promotora deste lar está proposta a fazer, que é trazer amor, fazer serviço, servir a comunidade e os utentes deste futuro Lar de Idosos”, concluiu João Pereira.

O Lar de Idosos vai ter dois pisos e estará equipado com Sala de Estar, Gabinete de Enfermagem, Refeitório, Cozinha que servirá, não só para o Lar, como também poderá fornecer refeições ao Jardim de Infância e outras entidades que queiram estabelecer protocolos com o Lar.

Terminada a cerimónia do lançamento da primeira pedra, a Junta de Freguesia brindou a população presente com um magusto.

IN “BragaTV”