Barcelos, Braga, Fafe, Famalicão, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vizela vão manter as feiras semanais em funcionamento.

No passado sábado, o Conselho de Ministros decretou a suspensão das feiras e mercados de levante em 121 Municípios do país face ao aumento de casos diários de Covid-19, mas voltou atrás na decisão e permitiu a realização, desde que tenham autorização das respetivas Câmaras Municipais.

Esta terça-feira, vários Municípios do distrito de Braga comunicaram a aprovação das feiras semanais e dos mercados.

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai reforçar o controlo da lotação do recinto da feira, a higienização e o uso obrigatório de máscara, bem como a vigilância por parte de equipas municipais e autoridades policiais.

“A atual lotação da feira retalhista de Guimarães é de 700 clientes. Tal como tem sucedido, os acessos obrigam a uma gestão cuidada, de modo a evitar uma concentração excessiva, disponibilizando-se apenas uma entrada e duas saídas, estando já adjudicada a aquisição de um semáforo com leitura ótica para conhecimento em tempo real da lotação do espaço. É obrigatório o uso de máscara por feirantes e clientes, sendo o espaço de venda limitado por dois feirantes”, anunciou a Autarquia.

Também a Feira Semanal, que tem lugar todas as quartas-feiras, e o Mercado Municipal de Famalicão vão continuar com reforço da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Municipal na prevenção e fiscalização da utilização de máscara no espaço público por parte dos consumidores e vendedores, verificação do distanciamento social e demais medidas de segurança definidas quer no Plano de Contingência, quer nas orientações da Direção Geral de Saúde.

Em Vizela as feiras semanais de quinta-feira e sábado também prosseguem com um maior controlo da lotação do recinto, definição de circuitos de circulação, desinfeção e higienização dos recintos, e o uso obrigatório de máscara, assim como a vigilância por parte dos serviços municipais.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto autoriza a realização das feiras e mercados, apelando à colaboração de todos os feirantes para seguirem todas as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Por sua vez, Raúl Cunha, presidente do Município de Fafe, informou a permissão das feiras, desde que seguidas as medidas da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o uso de máscara por parte dos vendedores e consumidores, devendo manter-se o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência. O acesso aos locais de venda é feito por uma única pessoa em cada ponto, devendo os restantes aguardar a sua vez. A Autarquia também vai reforçar a fiscalização.