DGS esclarece que nunca pediu para se fecharem os vidros dos carros na A28

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta terça-feira, ao final da tarde, uma nota de esclarecimento nas redes sociais a desmentir a informação de um óraculo da SIC, onde se lê que a “DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28”, numa alusão à autoestrada que liga os concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos, recentemente afetados pelo surto de legionela.

“Esta declaração nunca foi proferida pela Dra. Graça Freitas”, refere a DGS nas redes sociais. O conteúdo da frase, amplamente partilhado, trata-se de uma sugestão proferida por uma investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Teresa Leão, que também foi ouvida na mesma reportagem, mas atribuído erradamente à DGS.

Na peça da SIC, entretanto retificada, já não constam as declarações de Graças Freitas de segunda-feira sobre o assunto, onde a diretora-geral da Saúde apenas referia que a maioria dos casos pertenciam ao mesmo foco e que a legionela não era uma doença contagiosa. Também as afirmações da especialista pública sobre o fecho dos vidros na A28 foram retiradas.

O JN desta terça-feira revela que o único traço comum encontrado é que os infetados ou vivem na zona onde surgiram mais casos (entre o sul do concelho de Vila do Conde e o norte de Matosinhos), ou, nos dias que antecederam a doença, viajaram pela A28 em direção ao Porto.

“A DGS tem pautado a sua atuação pelo combate às fake news, pelo que apela à não propagação desta informação”, termina o esclarecimento.