Apoios em Lisboa devem ser replicados por outras autarquias

Para dar resposta às dificuldades sentidas durante a pandemia, agravadas pelas novas medidas restritivas decretadas ao abrigo do novo Estado de Emergência, a Câmara Municipal de Lisboa criou um plano de apoio às empresas, emprego, famílias e associações da cidade. Entre as várias medidas de apoio anunciadas, destacamos as que se destinam às empresas do setor da restauração e similares localizadas no município de Lisboa (ver lista de medidas no documento em anexo).

A AHRESP elogia esta decisão da autarquia de Lisboa, e apela a que idênticas medidas possam ser aprovadas e implementadas nos restantes municípios do território nacional, como forma de mitigar a tão difícil situação que as empresas da atravessam.

Muitas têm sido as empresas do alojamento turístico confrontadas com o cancelamento das reservas para os próximos dois fins-de-semana, consequência da proibição de circulação imposta nos 121 concelhos de maior risco. A AHRESP já solicitou esclarecimentos à tutela sobre a possibilidade de deslocação de turistas provenientes de concelhos não abrangidos por esta proibição, mas que terão de passar pelos concelhos afetados, bem como dos turistas que chegam ao território nacional e necessitam de se deslocar para as unidades de alojamento que reservaram.