Fundador do Alibaba está desaparecido há dois meses

Jack Ma, o conhecido empresário chinês, não aparece em público desde outubro, altura em que teceu críticas ao regime de Pequim. O desaparecimento já fez disparar várias teorias.

ack Ma devia ter aparecido na final de um episódio de televisão onde devia ser o júri de um concurso. No entanto, o fundador do Alibaba não é visto em público desde outubro, altura em que proferiu um discurso com críticas ao regime de Pequim. Essas palavras colocaram-no em rota de colisão com as autoridades e resultaram na suspensão de uma operação financeira avaliada em 37 mil milhões de dólares do Ant Group, a subsidiária de serviços financeiros do Alibaba.

Uma porta-voz do Alibaba revela que a ausência de Ma do concurso de empresários Africa’s Business Heroes se deveu a um conflito de agendas e recusou fazer mais qualquer comentário, noticia a Reuters.

Apesar de o regime de censura na China não permitir o acesso ao Twitter, o desaparecimento do reputado executivo deu azo a várias teorias em diferentes redes sociais.

Duncan Clark, presidente da consultora tecnológica BDA China, especula que “devem ter-lhe dito para se manter discreto. Esta é uma situação bastante única, mais ligada à escala do Ant e à sensibilidade da regulação financeira”.

As autoridades chinesas estão a investigar os negócios e práticas do Alibaba, mais especificamente as acusações de que a empresa obriga outras a assinar acordos de exclusividade e de ter expandido a participação na rede de lojas Intime Retail sem permissão.