Não, não vai atacá-lo (quer dizer, depende…).

Primeiro, é importante saber que os gatos piscam muito pouco os olhos. Aliás, piscam 50% menos, comparativamente aos seres humanos, explica um artigo publicado no portal Meus Animais. Como tal, pode dar a impressão que os olhos do bichano estão fixos ininterruptamente e, quando olham para nós, podemos sentir-nos ameaçados. 

Ainda assim, o olhar é uma parte extremamente relevante da linguagem corporal dos gatos. Eis, de acordo com aquele portal, o que a mirada constante do seu bichano pode estar a tentar dizer-lhe:

Precisa de algo

Os animais não falam, portanto, olhar para si é a forma de informá-lo de que necessita de alguma coisa. Verifique se o gato tem água, comida ou se a caixa de areia está limpa. 

Curiosidade

O seu felino reconhece em si uma espécie diferente da sua, por isso é natural que por vezes o observe por pura curiosidade. Tal não acontece sempre, mas é natural que repare mais no ‘seu humano’ caso este use um perfume novo, tenha uma carteira nova, se está ao telefone, a cantar ou faça qualquer outro gesto que lhe chame a atenção.

Imposição

Sim, às vezes o seu gato pode querer impor-se. Regra geral este gesto ocorre quando estão frente a frente com outros animais, porém é possível que, se o repreendeu, ou por qualquer outro motivo, queira desafiá-lo. Se se aperceber que o seu gato está a olhar para si e, além disso, bufa, tem a cauda no ar ou está em posição de ataque, não o encare.

Carinho

O olhar pode ser um sinal de conforto se os olhos estiverem meio fechados. Se olha para si deste modo, está simplesmente a mostrar o quanto está feliz ao seu lado.

Medo

Se o gato o encara com as pupilas dilatadas, é porque está com medo e se sente ameaçado. Pode estar a sentir que está em perigo e estar à procura da sua proteção.

Então, o que dizem os olhos do seu gato?