Perto de 3000 pessoas manifestaram-se em Lisboa contra a gestão da pandemia. Muitos sem máscara

O protesto insere-se na iniciativa World Wide Demonstration, que neste sábado já registou encontros similares em vários pontos do globo, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha e Suíça.

Quase três mil pessoas manifestaram-se na tarde deste sábado em Lisboa contra a gestão da pandemia de covid-19 em Portugal e por uma maior liberdade individual e social, num protesto que se repetiu também em diversas cidades europeias e mundiais​. A manifestação teve início pelas 15h no Parque Eduardo VII e desceu a avenida da Liberdade em direcção à praça do Rossio.0%Volume

Além de não cumprirem as normas de distanciamento social, a maioria dos manifestantes não usavam máscara de protecção individual, duas medidas importantes para combater o contágio por covid-19. Nos cartazes que transportavam podiam ler-se frases de protesto contra o uso de máscara, anti-vacinação, contra o passaporte de vacinação ou relativas às medidas de confinamento impostas. 

Ao longo de mais de três horas de acção de protesto entoaram-se ainda o hino nacional ou a canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Contudo, o foco esteve nos discursos dos diferentes oradores, que criticaram a dimensão das medidas de restrição e lembraram as vítimas não covid, que disseram ter ficado sozinhas e esquecidas nesta pandemia.

A acção foi organizada a partir da Internet e contou com a vigilância de um dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP), que não registou incidentes, à excepção de alguns autos levantados por consumo de álcool na via pública.

A iniciativa insere-se na iniciativa World Wide Demonstration, que neste sábado registou encontros similares em vários pontos do globo, como por exemplo no Reino Unido, Alemanha e Suíça.