Vitória enviou duas bolas aos ferros e esteve perdulário na cara de Samuel. Acabou penalizado com golo na reta final

Um golo de Beto, nos minutos finais da partida, foi suficiente para o Portimonense sair a sorrir da Cidade Berço, conquistando os primeiros três pontos numa caminhada na qual pretende a permanência na elite do futebol nacional. Já os minhotos, apesar de terem revelado maior superioridade, viram as intenções esbarrarem no poste e nas mãos de Samuel.

Mesmo sem terem feito um bom jogo, os vitorianos tiveram maior domínio e dispuseram das melhores oportunidades no primeiro tempo. Borevkovic e Quaresma estiveram perto da felicidade, mas os ferros da baliza defendida por Samuel travaram os sorrisos.

O descanso trouxe benefícios ao Portimonense. Atrevidos nos minutos iniciais, os algarvios lançaram alguns avisos, embora o primeiro momento de aflição tenha surgido na baliza de Portimão. Alfa Semedo deu pulmão ao meio-campo vitoriano e, num lance individual, esteve perto de marcar. Valeram os reflexos do guarda-redes dos algarvios.

Com o tempo a passar, Pepa foi refrescando o meio-campo e o ataque, diante de um rival que nunca descurou a oportunidade de surpreender. E, já na reta final do desafio, acabaria por silenciar os 8 824 espectadores que se deslocaram ao estádio, com Beto a antecipar-se a Borevkovic e a desviar com sucesso para o fundo da baliza. Edwards, num dos últimos lances, apareceu isolado, mas não teve engenho para evitar a derrota.

Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (0-1) frente ao Portimonense na ronda inaugural da Liga:

Pepa resumiu, em poucas palavras, os motivos da derrota do Vitória no encontro com o Portimonense: “Faltou mais discernimento e critério no último terço do campo. As oportunidades foram surgindo com relativa tranquilidade, foi pena algumas quebras de ritmo, mas isso faz parte do jogo. Não entramos tão bem na segunda parte, mas depois desperdiçamos oportunidades em que devíamos ter feito golo. Não permitimos grandes oportunidades de golo, mas sofremos num lance em que podemos e devemos fazer melhor”.

«Faltou-nos eficácia, um pouco mais de critérios e discernimento no último terço. Podíamos ter sido mais felizes, estivemos bem no controlo da profundidade, o Portimonense tem jogadores para o jogo direto. A entrada na segunda parte não foi a melhor, queríamos manter o ímpeto com que terminámos a primeira parte. Podemos fazer muito melhor no lance em que sofremos o golo. Procurámos a felicidade dentro de campo, não esperámos que caísse do céu, mas não conseguimos. Vamos ser felizes a curto espaço de tempo».

“Percebo agora que o público é fantástico, são realmente especiais. É triste a derrota, porque queríamos começar com uma vitória. Temos de continuar o nosso trabalho, a nossa luta. Foi um soco tremendo para nós, mas só conheço um caminho, o trabalho. Não fomos felizes, mas procuramos a felicidade. Os golos vão surgir com naturalidade”, disse ainda.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Portimonense, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Beto, 86 minutos.

Equipas:

– Vitória SC: Matous Trmal, Sacko, Jorge Fernandes, Borevkovic, Rafa Soares, Alfa Semedo, André André (Janvier, 66), André Almeida (Gui, 73), Quaresma (Rúben Lameiras, 81), Marcus Edwards e Bruno Duarte (Herculano, 82).

(Suplentes: Celton Biai, Maga, André Amaro, Hélder Sá, Tomás Händel, Gui, Janvier, Rúben Lameiras e Herculano).

Treinador: Pepa.

– Portimonense: Samuel Portugal, Moufi, Lucas Possignolo, Willyan, Filipe Relvas (Carlinhos, 77), Pedro Sá, Lucas Fernandes, Luquinha (Jeferson, 77), Aylton Boa Morte (Renato Júnior, 90+7), Fabrício (Anderson, 39) e Beto (Henrique Jocú, 90+7).

(Suplentes: Ricardo Ferreira, Jeferson, Sana, Henrique Jocú, Imbula, Carlinhos, Anderson, Renato Júnior e Salmani).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: Fábio Melo (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Jorge Fernandes (31), Beto (49), Moufi (80), Herculano (86) e Jeferson (90+10).

Assistência: 8.824 espetadores.