Bino Maçães estreou-se a vencer à frente da formação principal do Vitória ao segundo jogo.

O Vitória SC encerrou hoje uma série de cinco derrotas consecutivas na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Santa Clara por 1-0, num encontro da 27.ª jornada com maior ascendente açoriano.

De regresso ao ‘onze’, por troca com André Almeida, o extremo Rochinha marcou o único golo do desafio aos 17 minutos, numa recarga certeira a um ‘disparo’ de Marcus Edwards ao poste, decidindo um jogo no qual os homens de Ponta Delgada ganharam mais duelos e tiveram maior volume ofensivo, mas com poucas ocasiões de golo, face aos erros na tomada de decisão.

O primeiro triunfo às ordens do treinador Bino Maçães permitiu ainda ao Vitória cimentar o sexto lugar, com 38 pontos, e adiantar-se na luta pelas competições europeias face à equipa da ilha de São Miguel, sétima classificada, com 35, e ao Moreirense, que hoje perdeu na receção ao Tondela, por 3-2, e permanece no oitavo posto, com 34.

Apesar da perda de bola defensiva, que poderia ter causado maiores ‘danos’ ao minuto três, quando Óscar Estupiñán rematou à figura de Marco, a equipa açoriana quis entrar a ‘mandar’ no jogo, circulando a bola no meio-campo vitoriano e ameaçando o golo pela primeira vez ao minuto 15, quando Hide Morita foi incapaz de contornar Bruno Varela.

De novo num sistema tático de 3x4x3, os anfitriões tentaram privilegiar os lançamentos longos para Estupiñán ou as iniciativas individuais dos extremos, com uma delas a valer o golo inaugural, aos 17 minutos.

Marcus Edwards progrediu pela direita, rematou ao poste e a bola tabelou no açoriano Mansur, sobrando para o remate de primeira, certeiro, de Rochinha, jogador que substituiu André Almeida no ‘onze’ inicial e que marcou o seu quinto golo no campeonato.

A reação do conjunto treinado por Daniel Ramos foi pronta, com Carlos Júnior a falhar a emenda decisiva para a igualdade na pequena área, ao minuto 19, e Rui Costa a rematar forte para intervenção do guardião vitoriano, aos 22.

O Santa Clara manteve o ascendente até ao intervalo, mas com dificuldades em criar novas ocasiões de golo, entre períodos nos quais o Vitória manteve a posse de bola, ainda que em terrenos recuados.

A toada da primeira parte manteve-se na segunda, com os jogadores insulares a exibirem maior volume ofensivo e a introduzirem até a bola na baliza vimaranense, por Rui Costa, após falha clamorosa de Abdul Mumin, mas em fora de jogo, ao minuto 52.

O Santa Clara chegou com alguma facilidade às imediações da área contrária, fruto da incapacidade vimaranense para impedir as progressões adversárias pelo corredor central, e voltou a ameaçar o empate aos 65, novamente por Rui Costa, mas, três minutos volvidos, a equipa minhota perdeu uma ocasião clara para dilatar o resultado, com Marcus Edwards, isolado, a atirar ao lado.

A qualidade do desafio caiu nos 20 minutos finais, com os pupilos de Daniel Ramos instalados no meio-campo vimaranense, mas sem ‘arte’ para desequilibrar a retaguarda vimaranense e criar ocasiões que pudessem valer o empate.

Com este resultado, o Vitória passa a somar 38 pontos, isolando-se na 6ª posição depois de vencer um adversário que partiu para esta jornada em igualdade pontual e aumentou também a distância para o Moreirense que perdeu em casa frente ao Tondela. 

Na próxima jornada, a formação de Bino Maçães desloca-se ao Dragão, para defrontar o FC Porto, numa partida marcada para a próxima quinta-feira, dia 22, pelas 21h00.

Declarações de Bino, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) frente ao Santa Clara:

«Ficou provado na segunda parte que é uma questão mental. A primeira parte é nossa, tivemos as melhores oportunidades, na segunda parte, após o golo anulado, a equipa sentiu e os fantasmas do passado vieram ao de cima. Salientar a alma da equipa. Não me lembro de uma oportunidade clara do Santa Clara, mesmo tendo mais volume ofensivo. Muito mérito naquilo eu foi o sofrimento da equipa, com grande entrega e atitude. Penso que é uma vitória merecida pelo que fizemos no jogo».

[Sentimento da primeira vitória] «O mais importante para mim é o clube, os jogadores, os seus adeptos. Depois de um período tão longo sem vitórias, esta vitória traz esperança e deixa os adeptos mais alegres, pelo menos no dia de hoje. Era importante ganhar num período difícil, ficando demonstrado a grande capacidade de entrega da equipa».

Declarações de Daniel Ramos, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota do Santa Clara (1-0) frente ao V. Guimarães:

«Eficácia por parte do Vitória. Das poucas oportunidades que concedemos oportunidades, com mérito do adversário, conseguiram concretizar uma. Tiveram uma outra boa situação. Faltou-nos o contrário, tivemos muitas aproximações, faltou-nos fechar jogadas. Tivemos caudal suficiente para conseguir mais. Ficou vincado o porquê de estarmos na posição que estamos, com a sensação de que estamos a fazer um bom campeonato, impondo a nossa ideia. Ficou evidenciado que somos melhor equipa e o resultado não traduz o que aconteceu no campo. Temos a noção que cada vez mais a eficácia e os momentos de decisão podem fazer a diferença como fizeram hoje».

[Mexida cedo] «Estávamos a perder, a precisar de encontrar mais espaços entre linhas, e inverter mais o nosso triângulo. O Anderson estava amarelado, demos mais espaço ao Morita na construção. A equipa fez um bom jogo posicional, o risco pareceu-me ajustado, melhorámos na segunda parte. Foi pena que o golo anulado não tivesse sido validado porque estava a traduzir o que se estava a passar no jogo. Foi difícil engolir o porquê de o golo ser anulado de forma pesada, podíamos ter empatado, mas hoje foi um dia feliz para o Vitória e não foi para nós».

veja aqui os melhores momentos da partida:

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Santa Clara, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Rochinha, 17 minutos.

Equipas:

– Vitória  SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, André Amaro, Abdul Mumin, Sacko, Pepelu (Mikel Agu, 80), André André (Janvier, 87), Gideon Mensah, Marcus Edwards (Rúben Lameiras, 86), Rochinha (André Almeida, 67) e Óscar Estupiñán (Noah Holm, 80).

(Suplentes: Matous Trmal, Suliman, Sílvio, Mikel Agu, Janvier, André Almeida, Rúben Lameiras, Bruno Duarte e Noah Holm).

Treinador: João Henriques.

– Santa Clara: Marco, Rafael Ramos (Sagna, 84), Fábio Cardoso, Mikel Villanueva, Mansur (Nené, 84), Hide Morita, Anderson Carvalho (Costinha, 46), Lincoln, Carlos Júnior, Allano (Cryzan, 73) e Rui Costa (Ukra, 73).

(Suplentes: André Ferreira, Sagna, João Afonso, João Lucas, Nené, Costinha, Ukra, Jean Patric e Cryzan).

Treinador: Daniel Ramos.

Árbitro: Rui Costa (Associação de Futebol do Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Anderson Carvalho (13) e Mikel Agu (90+4).