A Liga tinha anunciado que 10% da lotação dos estádios poderia ser ocupada, mas agora voltou atrás: não haverá adeptos na última jornada do campeonato.

Afinal, não haverá adeptos em nenhum estádio português na última jornada do campeonato. Os últimos jogos da prova, que se disputam quarta-feira (os horários ainda não foram divulgados), iam ter 10% da lotação preenchida por adeptos da casa, com testes negativos à covid-19, conforme foi anunciado pela Liga na semana passada.

Mas, esta segunda-feira, o organismo presidido por Pedro Proença voltou atrás. “Na reunião de hoje, os membros da Direção deliberaram, por unanimidade, não estarem reunidas as condições para a realização dos referidos testes e, em consequência, não autorizar a respetiva realização”, indica o comunicado.

“Na incerteza, que permanece, sobre as condições que as autoridades de saúde poderão vir a fixar, seria impossível preparar um plano de implementação a um dia da realização dos jogos”, explica o texto, referindo-se aos jogos que serão disputados na quarta-feira, para encerrar a Liga 2020/21.

Segundo o organismo, “acresce a circunstância de, ao contrário do defendido pela Liga Portugal, a penúltima jornada não ter tido público nos estádios”, o que iria provocar desigualdade de circunstâncias entre clubes: “Ora, com diversos objetivos desportivos ainda em aberto, permitir que apenas uma parte das equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva, constituiria uma grave entorse à verdade desportiva e à equidade entre os competidores.”

O COMUNICADO DA LIGA

“Perante as informações trazidas a público sobre a possibilidade de realização de novos testes-pilotos com público na última jornada da Liga NOS, a Direção da Liga Portugal reuniu ordinariamente na passada sexta-feira, dia 15 e extraordinariamente na manhã de hoje, segunda-feira, dia 17.

Na reunião de hoje, os membros da Direção deliberaram, por unanimidade, não estarem reunidas as condições para a realização dos referidos testes e, em consequência, não autorizar a respetiva realização.

Com efeito, e conforme se lê na deliberação anexa, na incerteza, que permanece, sobre as condições que as autoridades de saúde poderão vir a fixar, seria impossível preparar um plano de implementação a um dia da realização dos jogos. A esta ponderosa razão acresce a circunstância de, ao contrário do defendido pela Liga Portugal, a penúltima jornada não ter tido público nos estádios.

Ora, com diversos objetivos desportivos ainda em aberto, permitir que apenas uma parte das equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva, constituiria uma grave entorse à verdade desportiva e à equidade entre os competidores.”