Sp. Braga aplica goleada e ameaça a ‘Boavista’ de Petit para a liderança

O Boavista, de Petit, sofreu um rude golpe nas aspirações para continuar nos lugares cimeiros.

O Boavista, de Petit, caiu com estrondo da liderança da I Liga. Foi goleado no Estádio Municipal de Braga, por 4-1, neste sábado. O fulgor ofensivo dos bracarenses foi demasiado elevado para a defensiva dos homens da cidade do Porto.

O primeiro golo surgiu logo aos 19 minutos, vindo do capitão Ricardo Horta. O internacional luso apareceu solto dentro da área e rematou, de primeira, para o fundo da baliza. O passe para golo foi do espanhol Victor Gómez.

O Boavista reagiu de imediato. Logo aos 26 minutos, o jovem Tiago Morais empatou a partida, aproveitando um erro do Sp. Braga. O melhor médio do mês de agosto – Makouta – fez a assistência.

Ainda antes do intervalo, o Sp. Braga repôs a vantagem. O experiente Pizzi recebeu um passe em profundidade de Zalazar, reforço desta época, e assistiu o francês Banza para o 2-1.

No início da segunda parte, uma grande penalidade serviu de ‘machadada’ final às aspirações dos homens de Petit. Mão de Miguel Reisinho, aos 50 minutos, ao tentar bloquear um remate contrário. Bozenik ainda se queixou de falta sofrida na jogada mas o árbitro Artur Soares Dias assim não entendeu. Al Musrati converteu a grande penalidade.

Até final, ainda houve tempo para mais um golo, de Ricardo Horta, obtendo o bis na partida. O guarda-redes do Boavista, João Gonçalves, fica mal na fotografia ao defender um remate para a frente e Ricardo Horta reagiu mais rápido do que a defesa contrária, atirando para o fundo das redes.

Com este resultado, o Boavista fica a três pontos da liderança, que neste momento pertence ao FC Porto, com 16 pontos. O Benfica tem 15 e o Sporting joga nesta segunda-feira, podendo igualar os portistas. Já o triunfante Sp. Braga aproxima-se dos lugares cimeiros, quedando-se no sexto lugar, com dez pontos.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (4-1) frente ao Boavista:

«Acima de tudo estou muito satisfeito com a conquista dos três pontos, uma vitória que me parece inteiramente justa com um bom desempenho coletivo. Estou satisfeito pelo que os jogadores fizeram, pela forma como desempenharam as missões previamente defendidas. O objetivo principal foi alcançado, que era ganhar o jogo».

[Alterações no onze] «Foi o onze que entendi ser o melhor para defrontar o Boavista, uma equipa interessante. Tivemos capacidade para fazer um jogo muito consistente, sério, e somar mais três pontos».

[Voltou a sofrer golos. Preocupa-o? O que falou com o Niakaté?] «Sim, particularmente por o único golo sofrido ter surgido com um erro individual nosso. Tive uma conversa com o Niakaté. A questão defensiva tem a ver com o desempenho coletivo, obviamente que os que jogam mais próximos da baliza ficam mais expostos, mas o plano ofensivo é mérito de todos, defensivamente acontece da mesma forma. O que lhe disse é para continuar a manter o foco, a confiança do treinador está toda lá. Não é para um passe falhado que vai mudar, a verdade é que jogámos com uma dupla nova em termos de idade, falei com ele para poder ter a segurança necessária».

Declarações de Petit, treinador do Boavista, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (4-1) frente ao Sp. Braga, a primeira nesta edição do campeonato:

«O que me deixou mais incomodado foi o resultado. Parabéns ao Braga, marcou quatro golos e nós só marcámos um; preparámos bem este jogo, entrámos nos primeiros minutos com um bom remate, depois com a troca da pilha do árbitro [problema na comunicação da equipa de arbitragem] o Braga cresceu, marcou golo e estávamos a ter dificuldades. Mas, reagimos e conseguimos chegar à igualdade numa transição; sabíamos que o Sp. Braga deixa os centrais muito sozinhos, tentámos aproveitar isso. Depois, já era difícil jogar onze contra onze, o Braga tem uma boa equipa – bons jogadores – com menos um ainda é mais difícil, tentámos controlar o jogo, com um a menos, mas chegaram ao 2-1. Ainda podíamos ir para o intervalo com 2-2, sabíamos que ia ser difícil na segunda parte, que o Braga ia entrar forte, e numa transição em há uma falta há o penálti. Ainda tentámos ter um futebol apoiado, é uma vitória justa do Braga, só perdemos três pontos, há que levantar a cabeça e continuar a trabalhar motivados como estivemos até aqui».

[Saída dois minutos mais cedo antes do intervalo. Deveu-se a quê?] «Foi para respirar um bocadinho, para não ser expulso. Na segunda parte a minha equipa ia precisar de mim, assim respirei um pouco lá dentro, para não ser expulso».

[Árbitro podia ter gerido de outra forma o lance da expulsão?] «Não queria entrar muito por aí, respeito o Artur [Soares Dias], é meu amigo, mas se queremos bons espetáculos, e eu gosto da liga alemã e da liga inglesa, temos de evoluir, ver a calma que têm, de chamar à parte. Comunicar».

Ficha de jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Boavista, 4-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 19 minutos.

1-1, Tiago Morais, 26.

2-1, Banza, 37.

3-1, Al Musrati, 54 (grande penalidade).

4-1, Ricardo Horta, 58.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Serdar, Niakaté, Borja (Adrián Marín, 64), Al Musrati, Zalazar (João Moutinho, 70), Ricardo Horta (Rony Lopes, 64), Pizzi (André Horta, 77), Álvaro Djaló (Abel Ruiz, 70) e Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek, José Fonte, Adrián Marín, Vítor Carvalho, André Horta, João Moutinho, Rony Lopes, Bruma e Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

– Boavista: João Gonçalves, Salvador Agra (Dos Santos, 65), Chidozie, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi, Seba Pérez, Makouta (Vukotic, 65), Bruno Lourenço (Berna, 76), Reisinho (Ibrahima, 76), Tiago Morais e Bozenik (De Santis, 76).

(Suplentes: Luís Pires, Filipe Ferreira, Sasso, Ibrahima, Masa, Vukotic, Berna, Dos Santos e De Santis).

Treinador: Petit.

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Seba Pérez (30 e 31), Makouta (45+2), Ricardo Horta (49), Banza (90+4). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Seba Pérez (31).

Assistência: 16.394 espectadores.