Há mais de três meses que Portugal não tinha tantos novos casos. Registadas 973 infeções num dia

Registaram-se mais 973 casos e duas mortes devido à covid-19, indica boletim epidemiológico da DGS. Número de internados sobe para 346, mais seis doentes em relação ao dia anterior.

Confirmados mais 973 casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O relatório desta terça-feira, 15 de junho, refere que morreram mais duas pessoas devido à infeção por SARS-CoV-2.

Desde 6 de março, quando se registaram 1007 contágios, que o número de novos casos de infeção não era tão alto.

Regista-se um aumento no número de internamentos, sendo que há agora 346 pessoas com covid-19 internados (mais seis em relação ao dia anterior), dos quais 79 estão em unidades de cuidados intensivos (mais dois).

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com o maior número de novos casos (629), com mais de metade do total nacional de novas infeções.

Logo a seguir surge o Norte com 147 diagnósticos de covid-19 reportados no relatório diário desta terça-feira.

Verificaram-se mais 89 casos no Centro, 36 no Algarve e 32 no Alentejo. Já na Madeira foram reportados mais 12 infeções e nos Açores registaram-se 28 novos casos.

Também esta terça-feira, a DGS revelou que Portugal registava, na segunda-feira, 241 surtos ativos em território continental, 81 dos quais em estabelecimentos de educação e ensinos, dados que contrastam com o máximo atingido em fevereiro deste ano (921).

Mais de metade dos surtos ativos registavam-se na segunda-feira na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 168, enquanto a Região Norte tinha 30 surtos, o Algarve 23, o Alentejo 13 e a região Centro sete, precisa a DGS numa resposta enviada à Lusa.

O coordenador do Governo para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, em declarações à RTP3, disse que “Lisboa já está acima do limite que permite recuar” no desconfinamento, ou seja, está acima dos 240 casos por 100 mil habitantes, no entanto “será a primeira semana” em que ultrapassou esta barreira.

Duarte Cordeiro disse que se o cenário em Lisboa se mantiver, o concelho pode recuar no desconfinamento já na próxima semana.