Vacinação sem agendamento alargada aos maiores de 50 anos

Modalidade ‘casa aberta’, destinada a quem não recebeu ainda a primeira dose da vacina, abre a mais pessoas a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, todas as pessoas com mais de 50 anos que não tenham recebido ainda a primeira dose da vacina contra a covid-19 podem dirigir-se a um centro de vacinação sem terem de agendar a sua deslocação ou esperar pelo contacto das autoridades de saúde.

A modalidade de vacinação “casa aberta” começou este mês para os maiores de 60 anos e tem sido progressivamente alargada à medida que a imunização avança em cada faixa etária. O objetivo é garantir que ninguém fica ‘esquecido’ e facilitar o processo. De fora ficam as pessoas que tiveram a infeção há menos de seis meses, que só depois poderão receber uma dose da vacina

Há ainda uma limitação em relação ao centro de vacinação e quem quiser aproveitar esta modalidade deverá dirigir-se ao centro de vacinação do local do centro de saúde onde está inscrito.

De acordo com os dados mais atualizados, metade da população portuguesa já tomou pelo menos uma dose e praticamente 30% tem a vacinação completa. Na faixa etária 50-64 anos, um em cada quatro portugueses ainda não recebeu qualquer dose.