O SC Braga arrancou a Liga portuguesa de futebol com um triunfo claro no Funchal, com os golos de Raúl Silva e Ricardo Horta a ditarem o triunfo 2-0 sobre o Marítimo, na jornada inaugural da prova.

Para este jogo, Júlio Velázquez apostou na entrada dos estreantes Jorge Sáenz, Rossi e Vítor Costa, contratações para esta temporada, enquanto no conjunto minhoto fegisto para as entradas de Lucas Piazon, Fábio Martins – que regressa ao emblema bracarense após empréstimo aos sauditas do Al Shabab – e Mário González, contratado ao Tondela.

O Braga deu o mote no que toca a situações de verdadeiro perigo, com Ricardo Horta a falhar milimetricamente a baliza de Miguel Silva, para, logo de seguida, Zainadine segurar o nulo, ao desviar o remate de Mário González.

Os anfitriões ameaçaram pela primeira vez a baliza de Matheus já o relógio marcava a primeira meia hora de jogo. Num livre à entrada da grande área, o capitão Edgar Costa fez suspirar o público nas bancadas, com a bola a rasar o poste.

Antes de a partida seguir para intervalo, houve tempo para mais uma tentativa para cada lado. O Marítimo, pelos pés de Alipour, atirou acima do pretendido, seguindo-se Raúl Silva, ex-maritimista, que, na sequência de um canto, cabeceou de cima para baixo, mas a bola foi intercetada com toda a segurança por Miguel Silva.

A formação do Norte entrou melhor na etapa complementar e ameaçou ao minuto 60, com um remate de Mário González no ‘coração’ da grande área, para defesa de Miguel Silva, que, no minuto seguinte, não evitou o remate de cabeça de Raúl Silva, que desbloqueou o marcador.

O SC Braga dilatou a vantagem aos 69 minutos, num livre cobrado de forma majestosa por Ricardo Horta, com o esférico a desenhar um arco perfeito por cima da barreira, parado apenas no fundo das redes, sem hipótese de defesa para Miguel Silva.

Ricardo Horta em declarações à Sport TV, depois da vitória do Sp. Braga sobre o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, por 2-0, em jogo da 1.ª jornada da Liga. O avançado marcou um golaço de livre direto.

– Foi jogo difícil frente a esta equipa do Marítimo, mas encarámos o jogo da melhor maneira e acho que conseguimos uma vitória justa.

[O que mudou ao intervalo?]

– Mudámos as laterais, mudámos algumas dinâmicas e conseguimos mais chegadas à área.

[Uma vitória num palco tradicionalmente difícil]

– É uma época nova, sabíamos que o registo não era favorável, mas queríamos mudar isso.

[rejeitou uma proposta milionária da MLS, pode garantir que vai ficar?]

– Sim, o mercado só fecha no dia 31, mas essa proposta não foi de acordo com o que pretendia na altura. São coisas do passado, o que interessa agora é o presente

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, em conferência de imprensa, depois do triunfo frente ao Marítimo (2-0) no Estádio dos Barreiros em jogo da 1.ª jornada da Liga: 

– Era importante ganhar e conseguimos uma vitória, num jogo muito complicado. Nos últimos cinco anos, o Braga ganhou aqui apenas uma vez, e tínhamos isso em mente. Queríamos matar o borrego, como se costuma dizer, e tentar vencer o jogo. As dificuldades foram patentes sobretudo na primeira parte. Durante 20 ou 25 minutos tivemos o controlo do jogo e jogámos muito bem, mas a determinada altura, o Marítimo equilibrou e começou a usar um jogo mais direto, aproveitando a velocidade do Vidigal, e ganhando uma ou outra bola que podia ter sido perigosa.

– Com maior ou menor dificuldade controlámos e chegámos ao intervalo com um resultado que se ajustava. Na segunda parte, devido à velocidade do Vidigal na direita, passámos o Fabiano para a esquerda, com o Alipour no meio dos nossos centrais, e no fundo bloqueámos as bolas longas e a possibilidade de transição do Marítimo. A partir daí, abrimos com o Galeno num lado e o Esgaio no outro, e começámos a jogar melhor, controlando melhor o jogo. Marcámos e acho que fomos uns justos vencedores pelo que fizemos na segunda parte.

– O Galeno entrou no decorrer do jogo porque chegou mais tarde. Quando começámos a treinar ele estava em quarentena. No jogo com o Sporting era muito importante que ele jogasse e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que isso acontecesse, até porque estávamos muito limitados nas opções para a frente. Esta semana, além de treinar com os colegas, ele treinou também de forma individual todos os dias. Era importante para ele readquirir a sua condição física, mas sabíamos que estava disponível para jogar 45 minutos, e esperávamos também uma reação dele por estar no banco. Os treinadores, por vezes, também tentam que os jogadores reajam e não se acomodem. A reação dele foi muito boa e estou extremamente satisfeito com a entrada.

Julio Velázquez, treinador do Marítimo, em conferência de imprensa, depois da derrota, em casa, diante do Sp. Braga (0-2), em jogo da primeira jornada da Liga:

– Acho que fizemos um bom jogo, na globalidade. Custou-nos um bocadinho entrar na primeira parte, mas depois equilibrámos e acabámos por cima. Tivemos duas situações em que, se tivéssemos decidido um pouco melhor, podíamos ter marcado. Mesmo assim, terminámos a primeira parte por cima.

– Na segunda, foi um jogo equilibrado, e o que marca é o lance do canto [que deu origem ao primeiro golo]. Ainda assim, reagimos bem, mas a qualidade do Ricardo Horta, no livre, acabou por nos ferir. Tentámos fazer o possível, dentro das opções que tínhamos, mas fomos condicionados cedo pela alteração que fomos obrigados a fazer, do Joel. Em linhas gerais, acho que fizemos um bom jogo, gostei de como fomos equilibrando o jogo até acabar por cima na primeira parte. Há coisas positivas e outras a melhorar. Estamos ainda em construção.

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite:

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Marítimo.

Marítimo – SC Braga, 0-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Raúl Silva, 61 minutos.

0-2, Ricardo Horta, 69.

Equipas:

– Marítimo: Miguel Silva, Cláudio Winck, Zainadine, Jorge Sáenz, China, Diogo Mendes, Rossi, Edgar Costa (Xadas, 62), André Vidigal, Joel (Alipour, 19) e Vítor Costa (Milson, 74).

(Suplentes: Pedro Teixeira, Matheus Costa, Alipour, Milson, Xadas, Rúben Macedo, Leo Andrade, Rodrigo Andrade e Henrique).

Treinador: Júlio Velásquez.

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Paulo Oliveira, Raúl Silva (Bruno Rodrigues, 76), Sequeira (Tiago Esgaio, 22), Fransérgio, Al Musrati, Lucas Piazon (Galeno, 46), Ricardo Horta, Fábio Martins (André Horta, 70) e Mário González (Abel Ruiz, 76).

(Suplentes: Tiago Sá, João Novais, Abel Ruiz, André Horta, Tiago Esgaio, Lucas Mineiro, Roger, Bruno Rodrigues e Galeno).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zainadine (19), Fabiano (36), Fábio Martins (58), Edgar Costa (59), Fransérgio (80) e Jorge Sáenz (82).

Assistência: Cerca de 1.500 pessoas.