Para evitar filas de espera, é preciso tirar senha no portal criado para o efeito.

A vacinação contra a covid-19 em modalidade “Casa Aberta” passou esta terça-feira a estar disponível para pessoas a partir dos 18 anos, anunciou a task-force que coordena a administração de vacinas.

O anúncio foi feito na sequência da decisão da Direção-Geral da Saúde de avançar para a vacinação universal de jovens entre 12 e 15 anos.
A task force que coordena o plano de vacinação refere em comunicado que, “na sequência da decisão hoje comunicada pela DGS, de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos, e da chegada de um reforço de vacinas ao país”, a modalidade “casa aberta” é alargada aos maiores de 18, depois de na segunda-feira ter passado a incluir as pessoas com idade a partir dos 25 anos.

Nesta modalidade são vacinados os utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses, com o objetivo de assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação.

Há um novo sistema de senhas digitais que passou, desde ontem, a estar disponível na “esmagadora maioria” dos centros de vacinação. O objetivo é evitar que os utentes estejam numa fila para serem vacinados.

Se quiser ser vacinado na modalidade de “Casa Aberta”, pode aceder ao portal criado para o efeito e tirar uma senha no dia em que pretender ser vacinado, obrigatoriamente num centro de vacinação localizado no concelho de residência.

Na solicitação da senha digital, o utente deve ter em atenção o seguinte:

  1. Antecipadamente consultar no portal da afluência e verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde;
  2. Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista.
  3. As segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose, foi atingido na passada sexta-feira, antes da data inicialmente prevista.

Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo, segundo os últimos dados das autoridades de saúde.

Aludindo apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa.