A concelhia de Braga do Partido Aliança visitou a ETAR em Frossos, onde foi recebida pelo Presidente da AGERE, Rui Morais e a equipa que gere o equipamento.

Nós apreciamos muito os progressos que têm vindo a ser feitos no saneamento do município de Braga. Ficaram claros os constrangimentos herdados do passado, e o enorme avanço alcançado nestes últimos anos, a par das medidas sociais e da redução dos tarifários para as famílias numerosas.

Percebemos que esta ETAR está em sobrecarga em relação ao que foi projetada; recentemente foi alvo de um investimento de 2 milhões de euros para solucionar o funcionamento deficiente e adequar aos propósitos da economia circular e de maior sustentabilidade.

Estamos na expectativa de que a nova ETAR de Braga, com um investimento superior a 30 milhões de euros e prevista estar “em pleno funcionamento” no segundo semestre de 2023, solucione cabalmente as preocupações até agora existentes e permita a requalificação das zonas envolventes, nomeadamente do Rio Torto em Frossos. Este ambicioso projeto inclui também a requalificação do Rio Este até Celeirós e a extensão da ciclovia do Este.

O Presidente da AGERE Rui Morais aproveitou para fazer uma apresentação da empresa, nas suas três vertentes de abastecimento de água, águas residuais e recolha de lixo. Foi fácil constatar a otimização e modernização que foi conseguida e que coloca esta empresa a um nível de eficiência ímpar em Portugal.

A recente distinção da AGERE pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com a atribuição do Selo de Qualidade exemplar da água para consumo humano é mais um fator de confiança para todos os consumidores.