FPF pede levantamento das limitações nos recintos desportivos

Na carta enviada à DGS, a FPF manifesta ainda a sua “total disponibilidade para assegurar todas as condições necessárias” para o cumprimento das medidas e salvaguarda da saúde pública.

Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à Direção-Geral da Saúde (DGS) o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro, foi esta sexta-feira anunciado.

“Face à evolução do combate à pandemia em que se está próximo de atingir os 85% de população vacinada e com o levantamento de medidas de confinamento, a FPF pede à DGS o aumento da lotação de público, mantendo a exigência de apresentação do certificado digital”, refere o organismo, salientando que enviou uma carta à DGS com este objetivo.

De modo a garantir a presença de mais adeptos nos estádios, a FPF manifesta ainda a sua “total disponibilidade para assegurar todas as condições necessárias” para o cumprimento das medidas e salvaguarda da saúde pública.

A taxa de ocupação do público nos recintos desportivos é atualmente de 50% da lotação, depois de já ter sido ampliada em relação aos 33%, no âmbito das restrições da pandemia de covid-19.

Certificado é necessário em grandes eventos desportivos

Os grandes eventos desportivos vão manter a necessidade de apresentação de certificado digital de vacinação contra a covid-19, de acordo com o plano de desconfinamento apresentado na quinta-feira pelo primeiro-ministro.

Nas medidas apresentadas por António Costa, a presença em grandes eventos desportivos é uma das situações em que se mantém a necessidade de ter um certificado digital.

“Caberá à Direção-Geral de Saúde definir o que entende por grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos”, disse o primeiro-ministro.

Em relação à lotação dos espaços, António Costa não revelou se os recintos desportivos se mantêm com os atuais 50% de lotação.