Estrada Nacional 103, no sentido Póvoa de Lanhoso-Braga foi ontem, ao km 52, cenário de um simulacro de acidente automóvel.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Proteção Civil Municipal lembraram ontem as vítimas da estrada. Como é habitual, o Dia da Memória foi evocada com a realização de um simulacro, onde participaram os Bombeiros Voluntários, a Guarda Nacional Republicana, entre outros agentes de segurança e assistência médica. A iniciativa decorreu, uma vez mais, na ao quilómetro 52 da Estrada Nacional 103, entre Póvoa de Lanhoso e Braga, entre as 15h00 e as 17h00. Para além das forças de segurança e saúde, no local esteve também o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Em declarações ao Diário do Minho, Frederico Castro afirmou que a escolha do local não foi obra do acaso. «Escolhemos este local de propósito. Para ser impactante, para impressionar a comunidade e as pessoas que passam, sejam elas condutores ou não. O objetivo é sensibilizar as pessoas e promover uma reflexão profunda sobre a tragédia dos acidentes nas estradas», disse

Atenção à estrada nos próximos dias

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recordou e apelou ao cuidado redobrado, sobretudo nos próximos dias. «Esta estrada tem curvas muito perigosas. Com as primeiras chuvas, tornam-se ainda mais perigosas. Por isso, todo o cuidado é pouco», avisou Frederico Castro. O autarca prometeu continuar estas e outras ações de sensibilização, promovendo outros simulacros, nomeadamente sobre o cuidado com as crianças, com idosos e com os tratores, uma vez ue ainda morrem muitas pessoas vítimas de acidentes com tratores. De referir que o dia de ontem foi lembrado em todo o país e no mundo, incluindo pelo Papa Francisco, rezando pelas vítimas e pedindo cuidados nas estradas, por cada um e pelo próximo.