O Gil Vicente e o Vitória de Guimarães tentam hoje subir ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, defrontando-se no último jogo da 17.ª jornada, fechando assim a 1ª volta do campeonato.

No encontro que fecha a derradeira ronda da primeira volta, os dois conjuntos minhotos, empatados com 23 pontos, podem aproveitar as derrotas de Estoril Praia (quinto, com 25) e do Portimonense (sexto, com 24), com FC Porto e Marítimo, respetivamente.

Este será o 21.º encontro em Barcelos entre as duas equipas para o campeonato, com vantagem para o Gil Vicente (oito vitórias e cinco derrotas), que, contudo, não venceu nas últimas três visitas dos vimaranenses.

O encontro está marcado para as 20:15, no Estádio Cidade de Barcelos, e terá arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.

Na antevisão à visita a Barcelos, Pepa frisou que a equipa deve exibir «agressividade no limite» para entrar a vencer em 2022, no encerramento da primeira volta.

«Queremos muito entrar em campo, fazer um grande jogo e voltar às vitórias. Temos de mostrar uma agressividade no limite. Queremos uma entrada fortíssima em 2022, com os três pontos, um grande jogo e uma intensidade tremenda do primeiro ao último minuto. Desde o último jogo, temo-nos focado nisso, porque é o que nos vai dar consistência e pontos», disse, na antevisão ao desafio marcado para o Estádio Cidade de Barcelos.

O adversário do Vitória nesta ronda venceu três dos últimos quatro jogos do campeonato, uma série à qual o técnico dos vimaranenses atribuiu à «estabilidade» que transitou da temporada anterior, com Ricardo Soares a permanecer como treinador. Para contrariar a «valia» dos gilistas, os vitorianos têm de ser «competentes» e «concentrados», atacando a baliza contrária sem qualquer tipo de «medo» nem esperar que o «erro aconteça», afirmou Pepa. 

Ricardo Soares espera «futebol de ataque» entre as duas equipas, que partilham o sétimo lugar com 23 pontos.

«Creio que será um grande jogo de futebol, com duas equipas viradas para o futebol de ataque. Quem vier cá ficará certamente satisfeito. Estamos sempre altamente motivados para jogar. Vemos sempre um jogo como uma oportunidade para crescermos e mostrarmos o nosso valor, quer individual, quer coletivamente», referiu Ricardo Soares.

«Vamos encontrar uma equipa com muita capacidade, não só pela sua grandeza, mas pela qualidade que tem. Tem uma equipa com muitos bons jogadores e bem orientada. Esperam-nos muitas dificuldades. Alterna entre o 4x3x3 e o 4x2x3x1, tendo capacidade individual nas alas, com Edwards, Quaresma, Rochinha, que está castigado, e Lameiras.»