Piloto de 19 anos bate recorde da mulher mais jovem a voar sozinha à volta do mundo

Percorreu sozinha mais de 52.000 quilómetros, passou por cinco continentes e visitou 41 países.

A piloto belga e britânica de 19 anos Zara Rutherford estabeleceu um recorde mundial como a mulher mais jovem a voar sozinha à volta do mundo quando pousou o seu pequeno avião no oeste da Bélgica na quinta-feira – 155 dias após a partida.

Dedicou a vitória a si própria e à família, bem como a todas as mulheres jovens que tentam ter sucesso em setores dominados por homens como a aviação e as ciências.

“Vá em frente. Leva muito tempo, paciência, muito trabalho, mas é incrível”, disse no final de uma aventura que lhe deu tantas emoções quanto sustos – desde a tundra congelada na Sibéria aos tufões nas Filipinas à beleza árida do deserto árabe.

Muitas vezes Zara voava em absoluta solidão sobre mares ou terras desoladas, com qualquer eventual resgate a horas de distância. Passou semanas isolada na pequena vila siberiana de Ayan, com quase nenhum contato com a família ou com o mundo. Ao passar pela Califórnia, o seu pequeno ultraleve Shark de um lugar encheu-se com o fumo e o cheiro dos incêndios florestais.

RECORDE FEMININO

Zara entrou assim no livro Guinness World Records depois de ultrapassar a marca detida pela aviadora norte-americana de 30 anos Shaesta Waiz desde 2017.

O recorde geral já está fora do seu alcance, uma vez que o recorde de piloto mais jovem é detido pelo britânico Travis Ludlow desde o ano passado, aos 18 anos.

No total o voo deveria ter durado três meses, mas o mau tempo e problemas de vistos mantiveram-na muitas vezes em terra durante várias semanas, o que acabou por prolongar a aventura por mais dois meses.

Percorreu mais de 52.000 quilómetros, passou por cinco continentes e visitou 41 países.