Responsáveis políticos referem que este é um ato “visivelmente discriminatório ao presidente Lula”, assim como parece ter intenção de “incitar ao ódio político”.

Uma tabacaria está a vender aquilo que será uma réplica do dedo que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu durante um acidente quando era jovem.

Segundo as publicações brasileiras, em causa está o grupo Maktub Tabacaria e Head Shop, que terá, pelo menos, cinco lojas no estado de Santa Catarina. 

A imagem que começou a circular nas redes sociais mostra a réplica do dedo, que está apoiado num suporte que é uma estrela do Partido dos Trabalhadores (PT), a que pertence Lula.

A imagem terá sido enviada ao Diário do Centro do Mundo pelo deputado estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Alex Stein, que se mostrou indignado com esta situação, relacionando-as com outras que têm acontecido no estado.

“Jair Bolsonaro perdeu (mesmo com toda estrutura e dinheiro públicos utilizados de forma criminosa para barrar eleitores de Lula, no 2º turno), mas o fascismo, travestido nos últimos anos pela alcunha de bolsonarismo, segue atuante em estados como Santa Catarina. E em Itajaí, 2.º maior PIB do estado, ainda é grande o número de pessoas que seguem atuando de forma criminosa, tentando intimidar a população”, referiu à publicação brasileira, sublinhando que precisa de haver um “basta definitivo nesse tipo de ação criminosa”.