EMA aprova comprimido da Pfizer contra a Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou, esta quinta-feira, a autorização para o medicamento oral Paxlovid para tratar doentes adultos que não precisem de suporte respiratório e para pessoas em risco de contrair doença grave.

Desde o dia 9 de janeiro que o regulador europeu tinha nas mãos o pedido de avaliação do fármaco.

A EMA “recomendou a autorização do Paxlovid para o tratamento da Covid-19 em adultos que não necessitam de suporte respiratório mas que correm risco de agravamento da doença”, anunciou o regulador esta quinta-feira.

A EMA anunciou no início de janeiro que estava a avaliar a possibilidade de utilizar o medicamento da Pfizer para tratar os doentes de Covid-19.

“A EMA começou a avaliar um pedido de autorização condicional de comercialização para o medicamento antiviral oral Paxlovid”, anunciava o regulador europeu no dia 9 de janeiro.

A Agência Europeia do Medicamento tinha explicado que iria avaliar “os benefícios e os riscos do Paxlovid dentro de um prazo reduzido e poderá emitir um parecer dentro de semanas”, o que se veio a verificar.

A Food and Drug Administration (FDA), regulador dos Estados Unidos da América, também já tinha aprovado a utilização do medicamento no final de dezembro.