Sob os auspícios da organização da DKC de Viana, Desportivo Minho Teixugos, Federação Galega de Piraguismo e Federação Portuguesa de Canoagem, os atletas da DKC de Viana entraram bem na competição e conquistaram as primeiras medalhas internacionais da época de 2022, sendo duas de ouro e duas de prata nos escalões de seniores, juniores e veteranos.
Os cadetes e os infantis também deram boa conta de si, com alguns atletas a estrear-se em competição.
A Taça Ibérica constituiu também a forma de selectiva nacional para a representação da selecção nacional nas competições internacionais.
Alexis Esperança, atleta deste clube vianense, venceu toda a concorrência portuguesa e espanhola conquistando o lugar mais alto do pódio em k1 júnior. Venceu assim, a selectiva nacional.
Lucas Jacob, também da DKC de Viana, foi segundo, em k1 sénior, apenas tendo sido batido pelo espanhol Alex Blanco do TEA.
Sendo o melhor português em k1 sénior, Lucas Jacob venceu a selectiva nacional.
Em veteranos, o destaque vai para Cristóvão Esperança, veterano B que venceu a Taça Ibérica na sua especialidade, ficando à frente da concorrência espanhola. Américo Castro, veternos B ficou em segundo lugar na sua categoria.
Nos cadetes o atleta vianense Pedro Martins alcançou a semifinal em k1, classificando-se em 7º lugar, sendo o segundo melhor português na sua categoria.
Mafalda Rodrigues não conseguiu atingir por muito pouco a semifinal, sendo a segunda melhor portuguesa em k1 cadete feminino. O mesmo aconteceu com Gonçalo Passos em c1, com o sétimo tempo na eliminatória e segundo melhor português, o mesmo acontecendo em k1 onde se classificou em 11º lugar, sendo o terceiro melhor português.
s atletas juniores femininas ficaram-se pelas eliminatórias em k1, sendo Daniela Silva a sétima na eliminatória e Helena Rodrigues oitava, segunda e terceira portuguesas, respetivamente.
Valéria Araújo sénior feminina disputou a sua eliminatória em k1, obtendo o quinto lugar na mesma, como terceira portuguesa, mas não disputando a semifinal.
Quanto aos atletas infantis, Tiago Vieira também da DKC de Viana, estreou-se nas lides do slalom, e logo numa prova internacional, tendo ido à final e conquistando o sétimo lugar, sendo o terceiro melhor português.